Louvado Sejas – Carta Encíclica Laudato si’ – sobre o cuidado da casa comum

Num ano crucial para decisões sobre o meio ambiente, um Papa consagra, pela primeira vez, uma encíclica às questões ambientais, reconhecendo que o tema ecológico é um importantíssimo desafio para a humanidade. A encíclica está à venda na loja do Cantinho das Aromáticas.

Em janeiro passado, num encontro com jovens em Manila (Filipinas), o Papa já dera o mote: «Temos necessidade de ver, com os olhos da fé, a beleza do plano de salvação de Deus, a ligação entre o ambiente natural e a dignidade da pessoa humana» (18 de janeiro de 2015). Essa mensagem seria reforçada pelo secretário- geral da ONU, Ban Ki-Moon, na sua alocução aos membros da Academia Pontifícia das Ciências, a 28 de abril de 2015, em que sublinhava também a dimensão moral da proteção do ambiente. A Igreja e a ONU unem-se na defesa do nosso planeta.

A nova encíclica de Francisco, inspirando-se no Cântico das criaturas, de São Francisco de Assis – Laudato si’, mi’ Signore –, que em 1979 havia sido proclamado por João Paulo II «Padroeiro dos Ecologistas», é um urgente apelo à preservação da Terra e da vida, através da qual a Igreja procura também influenciar os trabalhos da próxima Conferência de Paris sobre o Clima (7-8 de dezembro de 2015). Nesse encontro mundial, espera-se alcançar, pela primeira vez, um acordo global juridicamente constringente para todos, de modo a manter o aquecimento global abaixo dos 2 ºC.

«A relação íntima entre os pobres e a fragilidade do Planeta, a convicção de que tudo está estreitamente interligado no mundo, a crítica do paradigma que deriva da tecnologia, a busca de outras maneiras de entender a economia e o progresso, o valor próprio de cada criatura, o sentido humano da ecologia, a grave responsabilidade da política, a cultura do descarte e a proposta de um novo estilo de vida» (LS, 16) são os eixos da nova encíclica, inspirada na sensibilidade ecológica de Francisco de Assis.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/livros/louvado-sejas-carta-enciclica-laudato-si-sobre-o-cuidado-da-casa-comum/

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: