Pisco amigo

O pisco-de-peito-ruivo é a minha pequena ave favorita. Tenho com esta espécie uma ligação muito profunda, que vem dos tempos em que tive o privilégio de, durante alguns anos, ser o encarregado geral de um dos mais fantásticos jardins portugueses.

Extremamente territorial, é uma simpática ave que entre a sua intensa labuta diária, ainda tem tempo para nos seguir de perto enquanto trabalhamos na horta ou no jardim, sempre curiosa, sempre pronta a brindar-nos com o seu magnífico chilrear.


Para o agricultor é, entre muitas outras espécies, um auxiliar de eleição. Todos nós que praticamos agroecologia há vários anos, sabemos quão importante é a presença destas aves nas áreas cultivadas. Na Primavera/Verão é quase exclusivamente insectívora. Durante o Outono e Inverno, torna-se parcialmente ou totalmente frugívora.

Sabe-se agora que esta e outras espécies ajudam fungos micorrízicos arbusculares a conquistar novos territórios. Estes fungos colonizam as raízes de muitas plantas, contribuindo para uma maior absorção de nutrientes e água, permitindo o seu maior e mais saudável desenvolvimento.

O que eleva exponencialmente o enorme respeito que enquanto agricultor tenho pela fauna e flora auxiliares.

Este conhecimento tem que se generalizar entre agricultores e cidadãos, para que todos respeitemos estes maravilhosos animais, parceiros preciosos, cujos serviços gratuitos prestados assumem um valor incalculável, permitindo poupar muito dinheiro em factores de produção, cuja utilização intensiva tem tantas vezes efeitos terrivelmente perniciosos para o Planeta.
 
https://www.wilder.pt/historias/piscos-e-toutinegras-dao-boleia-a-fungos-amigos-das-plantas/?fbclid=IwAR3T7MwdygklkGIk68whEecLemEEyI5wcUo72P4Ke5DrOsFkDGGixkUvIFE
 

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: