Como escolhemos produzir

Um dos aspectos mais importantes do Cantinho das Aromáticas é a forma como escolhemos produzir todos os nossas infusões, tisanas e condimentos. Desde a sementeira ao cultivo e manutenção das nossas plantas, não são utilizados adubos ou pesticidas de síntese.

A nossa água de rega, solos e plantas são analisados todos os anos em laboratórios acreditados. Utilizamos as nossas próprias sementes ou propágulos na obtenção de todas as nossas plantas, que melhoramos, há mais de 17 anos.

Estamos abertos ao público 7 dias por semana, qualquer pessoa pode entrar, passear e até ser voluntário nas nossas actividades, enquanto decorrem as tarefas diárias.

Esta particularidade confere uma enorme honestidade a tudo o que fazemos, porque somos diariamente escrutinados por aqueles para quem trabalhamos com tanta paixão, os cidadãos que elegem os nossos produtos.

Somos certificados pela ECOCERT Portugal, para o modo de produção biológico, desde 2005. Também temos um certificado GlobalGap, que nos compele a seguir um conjunto e procedimentos muito rigoroso, na higiene e segurança alimentar.

Talvez a característica mais invisível para a maioria, mas também uma das que melhor distingue e marca a nossa forma de produzir, é o nosso modelo de agroecologia, como prática agrícola, movimento social e acto político.

O modelo agroecológico implementado é muito rico e complexo, permitindo-nos tirar partido de um conjunto de interacções entre solo, plantas e outros seres vivos, como insectos auxiliares, répteis, mamíferos, aves e seres humanos.

Um pequeno exemplo delicioso, no meio de muitas dezenas de outros:

Cultivamos algumas fruteiras silvestres, como o abrunheiro-bravo (Prunus spinosa), para que alguns pássaros possam alimentar-se dos seus frutos.

Desta forma, podem passar mais tempo entre nós, pois também se alimentam de insectos, contribuindo assim para a manutenção do equilíbrio.

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: