Estêva

As primeiras flores de estêva (Cistus ladanifer) do jardim produtivo do Cantinho das Aromáticas já abriram! Esta planta tem uma elevada composição em óleo essencial, de tal forma que quando colhemos as suas folhas, ficamos com as mãos a colar!

Sabiam que beneficia do fogo, para poder estender-se no território? É verdade! Os seus frutos são muito duros e apenas libertam as sementes depois da planta arder. Como tal, são as primeiras a germinar, sobre as cinzas de todas as outras, contando esta espécie com o fogo para eliminar a concorrência!

O óleo essencial extraído da planta é muito importante na indústria de perfumaria e como fixador, em tintas. Tem propriedades antisséticas, anti-bacterianas e anti-virais. É utilizado em aromaterapia para combater o stress, em doses elevadas pode ser alucinogénico.

É quase impensável imaginar a paisagem do nosso país sem esteva. Cresce em matas densas, de norte a sul do território. É um arbusto perene, de crescimento muito rápido, podendo atingir três metros de altura.

A mim faz lembrar férias de Verão na praia. E a si?!
 
 

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: