Pata-brava entre príncipes

Encontramos mais uma pata-brava no ninho, desta vez entre os nossos cultivos de erva-príncipe (Cymbopogon citratus). Paramos de imediato com os trabalhos de manutenção no local, de forma a permitir que nos próximos dias a ninhada possa nascer e fazer-se à vida.

A sua presença cá na Quinta é extremamente benéfica, já que nos ajudam a controlar a população de caracóis, lesmas, gafanhotos e muitos outros insectos. Quanto maior a biodiversidade, maior a tendência para o equilíbrio. Esta é uma das maiores lições que temos recebido aos longo dos últimos 18 anos no Cantinho das Aromáticas.

A sua importância é fundamental na saúde e no bem-estar de todos os seres humanos. Num ambiente com grande biodiversidade, são inúmeros os serviços gratuitos dos ecossistemas, uns facilmente comprovados pela ciência actual, outros só agora vamos começando a descobrir.

Quando esta guerra terminar, na alvorada de um novo dia, de uma nova sociedade, temos que finalmente aprender a partilhar o Planeta com todos os outros seres vivos.

Só assim seremos realmente eficientes a evitar novas pandemias e uma sucessão de catástrofes naturais, que nos castigam pela ausência de conexão com a natureza que nos rodeia, com o nosso mais profundo íntimo.
 
 

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: