Canforeira

É um dos raros exemplares desta magnífica árvore na cidade do Porto. Nativa do extremo oriente, no Japão existe um exemplar com uma idade estimada de 1000 anos.
 
É cultivada como ornamental e para a produção de cânfora, substância ainda hoje muito utilizada em diversos preparados farmacêuticos.
 
As suas folhas exalam um forte e agradável aroma, inconfundível e surpreendente.
 
Juntamente com o exemplar existente nos jardins da sede da CCDR-N, a canforeira (Cinnamomum camphora) centenária que vive nos terrenos da FAUP, junto à Via Panorâmica Edgar Cardoso, foi recentemente classificada como árvore de Interesse Público pelo ICNF.
 
Conhecemo-nos há alguns anos, num dia muito especial. Ia misturado num grupo de várias dezenas de pessoas, que seguiam o fantástico Germano Silva, num dos seus muitos passeios em busca da secular história da cidade.
 
Reunidos numa paragem à sombra da magnífica árvore, olhando ao fundo a ponte da Arrábida, alguém perguntou: “que árvore é esta?” – seguiu-se um longo silêncio, logo interrompido pelo Germano com um simples: “não sei”.
 
De imediato arranquei uma folha e levei ao nosso guia, sussurrando-lhe: “é uma canforeira, esmague na mão e cheire, nunca mais vai esquecer”. 
 
Ficámos amigos.
 
Desde esse dia que a visito regularmente. Hoje passei para lhe dar um abraço.
 
No Cantinho das Aromáticas existe um exemplar ainda jovem, cultivado num dos recantos mais discretos dos nossos jardins produtivos.
 

 

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: