ABUNDÂNCIA

É um dos recantos mais bonitos dos jardins produtivos do Cantinho das Aromáticas. Fez esta semana 10 anos que foi plantado. É pomar/jardim de bordadura mista, com um prado de 60 metros de comprimento.

Não tem sistema de rega, mas já produziu toneladas de fruta (laranjas, limões, tangerinas, maçãs, peras, diospiros), toda colhida ao alcance da mão.

É gerido em modo de produção biológico. Durante várias semanas por ano, este jardim é comido pela nossa equipa e pelos sortudos dos nossos visitantes.

No resto do tempo serve para repousar, contemplar, inalar e produzir sementes e propágulos que servem para perpetuar as espécies cultivadas, em milhares de cantinhos espalhados pelo país.

Nele podemos dar a volta ao mundo em ingredientes. 

Gosto particularmente de dar a cheirar o pelargónio coca-cola (que cheira a Pepsi) da África-do-sul, a salva-ananás do México e o alecrim-do-norte, da Austrália. 

Em minutos, cruzamos oceanos, percorremos milhares de milhas marítimas. Há em quase todas elas o potencial de um dia nos poderem salvar a vida.
 
O prado é de muito baixa manutenção, genialmente gerido pelo Senhor I-mow, o robot elétrico corta-relva RMI 422 da Sthill Portugal.

Se o mundo acabar para a semana, desde que continue a existir energia na rede, ele sairá 3 vezes por dia para, em silêncio, deixar o prado impecável.

Atingiu agora a sua maturidade, é delicioso poder relembrar os seus primeiros dias, celebrando hoje o prazer de o ter acompanhado. 

É brutal! O segredo para um verde tão pujante?! 

Matéria orgânica de boa qualidade. Toda a que for possível acrescentar ao solo, na preparação que antecede a plantação.

É o Santo Graal de qualquer jardim ou horta. A sua presença em doses elevadas no solo garante tanta coisa que até custa a acreditar. 

Vida microbiana, água próximo das raízes, arejamento, nutrientes a longo prazo, prevenção de pragas e doenças, abundância.

Abundância, mesmo num recanto abandonado, algures no meio de uma cidade. Foi o que criamos aqui.
 
ABUNDÂNCIA.
 
19 de Outubro de 2012

19 de Outubro de 2022
 

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: