Gin Ventozelo - projecto de investigação

No ano em que celebra o 130.º aniversário, a líder em exportações do vinho do Porto aposta na diversificação dos seus vinhos, direcionando-os para um mercado internacional cada vez mais competitivo e exigente. GinDouro, o mais recente projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 visa desenvolver um GIN português feito com produtos da Região Demarcada do Douro e, mais concretamente, da Quinta de Ventozelo.

Em 2017 nasceu assim o VENTOZELO Premium dry GIN, o primeiro GIN associado a uma quinta do Douro, inspirado na tradição de destilação das grandes quintas e na riqueza aromática da vegetação mediterrânica da Quinta de Ventozelo.

Com base num projecto de investigação cofinanciado pelo COMPETE 2020, e desenvolvido pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto, com a parceria com o Cantinho das Aromáticas, foram identificados, estudados e seleccionados os aromas da Quinta de Ventozelo utilizados então na produção deste GIN. 

Elegeram-se 8 espécies botânicas que foram maceradas em álcool proveniente da destilação de vinhos de Ventozelo e lotado com aguardente também proveniente de vinhos da Quinta de Ventozelo. 

Resultou num GIN que reflecte muito bem as características aromáticas do bosque, dos pomares e da horta de Ventozelo e apresenta um perfil vínico acentuado, fruto da origem do álcool utilizado. Em 2017 produziram-se 5.000 garrafas, sendo 40% destinadas à exportação, sobretudo para França, Dinamarca e Suíça. 


https://www.cantinhodasaromaticas.pt/produto/gin-quinta-ventozelo/

Share this:

,

CONVERSATION

0 comentários: