Araucária-do-brasil

Fiz das plantas aromáticas minhas grandes companheiras de vida, é delas que retiramos o nosso sustento. Mas são as árvores a minha grande paixão. Visito regularmente algumas velhas anciãs, sobretudo na minha cidade natal, o Porto, e sempre que posso, outras que se encontram espalhadas pelo país.

Alguns dos "segredos" menos evidentes do jardim produtivo do Cantinho das Aromáticas vivem na envolvente dos campos de cultivo. Uma fantástica colecção de árvores e arbustos, entre as quais se encontram várias araucárias-do-brasil ou pinheiros-do-paraná (Araucaria angustifolia).

Espontânea no sul do Brasil, norte da Argentina e Paraguai, esta conífera já existe há 200 milhões de anos, fez sombra a várias espécies de dinossauros! A sua madeira é de grande qualidade, razão pela qual nos últimos anos a sua exploração indiscriminada a colocou na lista das espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção.

Pode atingir 50 metros de altura. As flores femininas são conhecidas vulgarmente como pinhas, no interior das quais se formam uns enormes pinhões, que são comestíveis.

Semeei cada uma delas com as próprias mãos. A sua arquitectura é de uma beleza estonteante. Podem durar entre 200 a 500 anos. Espero que um dia o meu corpo sirva de repasto a uma delas.
 


 

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: