Palmeira-andante

Na saga épica ‘O Senhor dos Anéis’, de JRR Tolkien, os Ents são criaturas parte humanas, parte árvores, que se movem pela floresta, tendo como objectivo proteger todos os seres vivos. O que muitos não saberão é que árvores que se movem sozinhas existem na realidade! 
 
Conhecidas como palmeira-andante (Socratea exorrhiza), ocorrem da América Central até à bacia do Amazonas, habitualmente em locais alagadiços, onde as suas raízes adventícias garantem sustentação adequada.
 
Movem-se pela floresta devido a um fenómeno provocado pelo crescimento de novas raízes, que permite que se desloquem gradualmente, às vezes dois ou três centímetros por dia. 
 
À medida que produz novas raízes e estas vão assentando no novo solo, a árvore vai-se curvando em sua direcção. Entretanto as raízes velhas erguem-se lentamente no ar. O processo que leva a árvore a deslocar-se para um novo lugar, com melhores condições de luz solar e solo mais firme, pode levar alguns anos.
 
Tal como tantas espécies, corre sérios riscos de extinção, se se mantiver o actual ritmo de desflorestação nas regiões onde vive. Que mundo terrível este, se não formos capazes de proteger uma árvore que um dia nos poderá levar ao colo para o derradeiro combate da irmandade do anel contra o olho que tudo vê…
 



 

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: