10 º aniversário do Cantinho das Aromáticas

E pronto, passaram 10 anos desde que 2 amigos de longa data decidiram cometer a loucura de arrendar 3 dos 10 hectares da histórica Quinta do Paço, em pleno meio urbano de um dos maiores concelhos do país, Vila Nova de Gaia, e deram início a um projeto ímpar de produção de plantas aromáticas e medicinais em agricultura biológica, o Cantinho das Aromáticas.

Custa a acreditar que já passou todo este tempo, em que tantas coisas se fizeram e outras tantas ou mais ainda estão por fazer. Custa muitas vezes recordar todo o esforço físico, na instalação de estruturas, sistemas de rega e plantações, no cuidado diário de todas as plantas e animais, mental, na gestão da enorme expectativa e ansiedade próprias de quem constrói algo de novo, emocional, ao quebrar barreiras, preconceitos, alterar paradigmas, ser forte, resistir, não quebrar.

E reconhecer que tantas vezes foi um doloroso e lento processo de aquisição de conhecimento... De tantos sacrifícios pessoais, de tantas viagens que não se fizeram, de férias que não se realizaram, de amigos e familiares que não se puderam visitar.

Mas ao mesmo tempo foi também uma viagem no maravilhoso "comboio" da vida, carregada de emoções, de momentos de incrível felicidade, de realização pessoal e deste enorme ato solitário, próprio de quem empreende, de ter que decidir, porque tem sempre que se decidir, a um ritmo elevado, e depois ver e sentir os resultados a médio/longo prazo. Aprender a difícil arte de contornar a ansiedade e dar lugar à paciência (que é uma enorme virtude), aprender com os erros e evoluir a partir dai.

Esta viagem começou com a "porta fechada" ao público, produzindo vasos de dezenas de espécies de PAM, depois revendidas para outros viveiros e empresas de jardinagem. O projeto evoluiu, abriu portas aos visitantes, instalou-se a pequena e modesta (mas recheada) lojinha de madeira. A loja cresceu e ficou do tamanho do mundo, quando passou a estar na internet, levando os nossos produtos e serviços mais longe.

Demos início à produção de PAM ao ar livre, e à exportação regular de matérias-primas. A criação de marca própria de infusões e condimentos, em inovadoras latas e recargas foi outro passo importante neste caminho, ao qual se juntam a realização de dezenas de workshops anuais e a Feira da Primavera, em 2010 e 2011.

Ao longo de todo este tempo tem sido muito gratificante manter uma das maiores coleções privadas de plantas aromáticas, medicinais e condimentares da Península Ibérica, animais da fauna rural portuguesa ameaçados, tudo isto em modo de produção biológico, certificado pela ECOCERT PORTUGAL.

O reconhecimento público chega, com a atribuição de nomeações e prémios. Em 2008, com a conquista do 1º prémio “Agricultores sobresalientes en actividades innovadoras”, atribuído no concurso do Dia Internacional do Agricultor, no âmbito da XXXI Feria Internacional Semana Verde de Galicia.
 
 
Recentemente, conquistámos o 1º Prémio de Inovação para a Sustentabilidade (EBAEpis) - European Business Awards for the Environment 2011, na categoria Processo.

Fomos convidados para estar na mesa como oradores em centenas de eventos, colóquios, congressos e afins. O facto de partilharmos toda a informação que envolve o processo produtivo com potenciais agricultores, tem contribuído de forma decisiva para novos investimentos na agricultura. A prová-lo, os vários agricultores já instalados no país, seguindo o nosso método de produção, com vista ao mercado de exportação.
 
Fundamental durante todo este tempo tem sido o inestimável empenho de todos aqueles que todos os dias trabalham neste projeto. Bem hajam !!!

O caminho também não se faria sem o esforço e dedicação das centenas de pessoas que connosco tem colaborado de outras formas: voluntários, investigadores, estagiários, parceiros, que nos ajudaram a traçar o caminho.

Esperamos continuar a nossa missão com o mesmo entusiasmo e dedicação como até hoje e contando sempre com o apoio de quem nos visita, de quem nos adopta, e ao mesmo tempo continuar também a servir de inspiração a quem nos pretende seguir.

Hoje e durante este ano, damos início a um conjunto de atividades que visam celebrar este 10º aniversário. Para breve sairá uma ampla calendarização de iniciativas diversas para o público.
 
Para começar as celebrações, queremos saber de que forma a nossa existência influenciou ou tem influenciado as vossas vidas.

Peço a todos quantos se cruzaram connosco, aos milhares de alunos que durante todos estes anos  formamos, em cursos e workshops, em palestras, tertúlias e colóquios, aos colegas agricultores, aos voluntários, a quem tem uma planta nossa, aos que nos vão acompanhando através do blogue e das redes sociais, que nos enviem os vossos testemunhos, textos, fotografias, vídeos, o que quiserem, para que nesta comemoração possamos sentir o vosso apoio!!! Por favor utilizem a nossa morada de mail: geral@cantinhodasaromaticas.pt
 
10 ANOS DE CANTINHO DAS AROMÁTICAS!!! CUSTA A ACREDITAR!!! OBRIGADO A TODOS!!!
 

Share this:

CONVERSATION

5 comentários:

MM disse...

Muitos Parabéns! è um espaço simplesmente mágico, o Luis é uma pessoa cativante que emana paixão por aquilo que faz e a transmite até aos mais cépticos.
Trouxe do Cantinho das Aromáticas muitas plantas para o meu cantinho e conto regressar para descobrir muitas mais que por vezes nem sequer se imagina que existem.
Muito sucesso e continuação de muito e bom trabalho é a prenda que vos desejo neste 10º aniversário.
abraço

horticasa disse...

Parabéns!...
Boa continuação por muitos e longos anos.

augusto gomes disse...

Os meus parabéns pelo aniversário. 10 anos numa sociedade que está sempre a dar para trás, que não aceita determinados rumos, outras ideias. Ainda bem que existem pessoas que com uma rolha e um arame fazem um mastro de um navio,com um chiclete e um palito fazem um páraquedas... o Luis é um desses. Parabéns.
Augusto Gomes

Salomé Peralta disse...

Muitos parabéns pelos 10 anos de existência, pelo excelente trabalho e pelo lindo espaço que é o vosso Cantinho! E muito obrigada pela força e otimismo transmitidos em todas as ocasiões em que te encontrei Luís: é sempre uma inspiração e um prazer ouvir-te. Sem dúvida um grande exemplo para todos! Desejo muitos mais anos repletos de sucesso.
Salomé Peralta

Isabel Lico e Gorete Sampaio disse...

Muitos parabéns!!Estamos muito felizes por termos tido o privilégio de passar a fazer parte do maravilhoso mundo que é o "Cantinho das Aromáticas".
Desejamos as maiores felicidades no EBAE a nível europeu, pois vocês merecem!! A Europa ficaria mais condimentada e aromática!!!
Beijinhos
Isabel&Gorete