Cantinho das Aromáticas conquista 1º prémio EBAEpis 2011 na categoria Processo

Dificilmente esquecerei alguma vez na vida o dia de hoje, 28 de Novembro de 2011. O dia em que a Europa a 27 foi toda incluída no mesmo "saco contabilístico" da crise financeira mundial, concerteza mais um dia em que muitos europeus perderam o seu emprego e reequacionam as suas vidas e as das suas famílias. O dia em que muitos terão atingido finalmente que, a haver futuro, ele só será possível com uma drástica alteração do paradigma de vida estabelecido, que terão que aprender a viver com menos, muito menos do acessório e mais, muito mais do fundamental.
 
As diferenças entre o acessório e o fundamental podem ser muitas, de acordo com quem as interpreta, mas independentemente destas diferenças, todos temos que garantir aquilo que é básico no futuro dos europeus: integridade do território, ordem e segurança, alimento, dignidade para os seres humanos e para o meio do qual dependem enquanto espécie e o melhor dos legados a quem nos sucede.
 
Ora o denominador comum a tudo isto é o sector primário, a Agricultura, na sua forma de exploração holística e respeitadora dos equilíbrios.
 
Nesse sentido, foi com grande orgulho que mais uma vez o Cantinho das Aromáticas foi premiado pelo trabalho que tem vindo a desenvolver nos últimos 10 anos, desta vez com o 1º Prémio de Inovação para a Sustentabilidade (EBAEpis) - European Business Awards for the Environment 2011, na categoria Processo. Estaremos ainda a representar Portugal nos European Business Awards for the Environment, promovidos em 2012, pela Comissão Europeia.
 
É o primeiro projecto do género em Portugal. É uma das poucas quintas em espaço urbano, que pratica Agricultura Biológica em toda a Europa Ocidental.

A missão da empresa baseia-se na preservação da biodiversidade, no ensino e divulgação dos conhecimentos sobre as plantas e na valorização dos produtos nacionais. As PAM foram sempre utilizadas na cultura portuguesa e o conhecimento do seu uso é uma herança de responsabilidade histórica. O modo de produção biológico aproxima a agricultura à ecologia, por ter um maior respeito pelos equilíbrios naturais, permitindo um maior grau de protecção e melhoria do meio e da qualidade de vida das populações.

O facto de partilhar toda a informação que envolve o processo produtivo com potenciais agricultores, utilizando todos os modernos meios de divulgação ao nosso alcance, potencia simbioses entre parceiros, contribuindo para a obtenção de produtos sustentáveis, adaptados às exigências cada vez maiores dos consumidores. A prová-lo, os vários agricultores já instalados no país, a seguir o nosso método de produção, com vista ao mercado de exportação.

Esperamos continuar a nossa missão com o mesmo entusiasmo e dedicação como até hoje e contando sempre com o apoio de quem nos visita, de quem nos adopta, e ao mesmo tempo continuar também a servir de inspiração a quem nos pretende seguir. Hoje sinto-me muito cansado, introspectivo, mas feliz…

Como será o dia de amanhã?!

De facto, amanhã iremos todos precisar da agricultura... E você, o que tem feito ultimamente para apoiar a agricultura da sua região, do seu país?!!!

Share this:

CONVERSATION

2 comentários:

Anónimo disse...

Um grande abraço de parabéns e é um prazer seguir o vosso trabalho e ver que vão conseguindo desenvolver e continuar com a vossa "missão"!
Muito obrigado!
Paulo Furtado - Arronches (Dist. Portalegre)

Anónimo disse...

Parabéns por mais este Prémio!
Faz hoje precisamente uma semana que tivemos o previlágio de conhecer O Cantinho das Aromáticas e a sua "Obra", bem como o grande impulsionador, Luís Alves.

Cumprimentos,
André Lopes - Guimarães
Helena Piairo - Póvoa de Lanhoso