Cerejeira-do-Tibete

Fui durante alguns anos guia botânico da Associação dos Amigos do Jardim Botânico da Ajuda (AAJBA), viajando com grupos de portugueses em visita aos principais jardins e festivais internacionais de jardinagem, como o Chelsea Flower Show e o Hampton Court Flower Show, em Inglaterra. 
 
Era na altura 'headgardener' dos jardins da Fundação de Serralves, no Porto. De norte a sul de Inglaterra, é difícil escolher os meus jardins favoritos.  

Em muitos deles encontrei harmonia, exuberância, excentricidade, alguma loucura e sobretudo, uma imensidão de espécies de todos os estratos vegetais, combinadas quase sempre na perfeição.

Tal como muitos 'headgardeners' ingleses, sonhava um dia vir a plantar um jardim com todas as minhas árvores favoritas.

No Cantinho das Aromáticas consegui juntar muitas destas árvores, mas o espaço já não chega porque adoro tantas espécies do mundo inteiro!

Já vi milhares de árvores, arbustos e herbáceas, para todos os gostos e feitios, mas até hoje poucas me surpreenderam tanto como a cerejeira-do-Tibete (Prunus serrula 'Tibetana').

Assim que atinge alguma maturidade, exibe um dos mais belos e exóticos troncos, entre todas as árvores.

Sobretudo no Outono/Inverno, este apresenta-se polido, com um brilho metálico reluzente, de um intenso cobre, muito suave ao toque.

É uma árvore de crescimento rápido, porte médio, podendo atingir 10 metros de altura. Será uma das próximas a enriquecer o nosso maravilhoso jardim produtivo!




 

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: