Cogumelos em casa

Já se encontram disponíveis aqui os sacos de produção caseira de cogumelos que tanta procura tem suscitado nos últimos tempos.
Manuseamento do saco
O cultivo de P. ostreatus é realizado dentro de casa. O substrato já inoculado encontra-se dentro de sacos de cultivo, que apenas tem de ser colocados no nos locais de incubação\frutificação. No Inverno deve escolher-se um local quente. A temperatura óptima para o desenvolvimento do fungo situa-se entre os 15-25 ºC. A luz é importante para a fase de frutificação, mas não deve receber directamente luz solar.

Produção:
Decorridos 22 a 30 dias após a inoculação, surgem os primeiros primórdios (pequenos pontos brancos, que vão originar os cogumelos), que ao fim de 4 a 6 dias estão prontos para a colheita. Cada saco produz em média 2,5—3 Kg de cogumelos, distribuídos por três frutificações. Após uma frutificação, o fungo entra em “descanso” durante duas ou três semanas, até iniciar a frutificação seguinte, com o aparecimento de novos primórdios. A duração dos sacos é de cerca de 75 dias.
.
Colheita:
Os cogumelos devem ser cortados pela base, com uma faca limpa. O chapéu tem um diâmetro que varia de 6 a 10 cm e deve ser colhido ainda com a margem enrolada para dentro. Deixo um vídeo com mais pormenores.

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: