Camélias embelezam Celorico de Basto

 Celorico de Basto vai ser palco da VII Festa Internacional das Camélias, a realizar nos dias 12, 13 e 14 de Março.

À semelhança de anos anteriores, este certame, cuja organização é da responsabilidade da Qualidade de Basto, EEM, e da Câmara Municipal de Celorico de Basto, conta com a realização de várias iniciativas, tendo como tema a flor camélia.

Esta sétima edição tem início no dia 12 de Março, sexta-feira, com a realização de um fórum subordinado ao tema O Turismo em Celorico de Basto, momento este em que se pretende apresentar ao público os projectos turísticos a desenvolver no concelho.
No sábado, dia 13, têm lugar a “Exposição, Concurso e Mercado de Camélias”, onde os verdadeiros apreciadores da camélia expõem os seus melhores exemplares, exibindo a beleza desta flor. Neste espaço, além das várias espécies de camélias podem ainda ser apreciados arranjos florais artísticos elaborados unicamente com camélias. No mercado, por sua vez, os visitantes têm a oportunidade de adquirir as mais diversas espécies de camélias, bem como outros produtos derivados da for anfitriã da festa.

Ainda no sábado tem lugar a Tertúlia das Camélias que este ano se debruça sobre “O cultivo do chá – Camelia sinensis”, e a “Poda das camélias em Celorico de Basto”. Tendo como moderador o Professor Fernando Mangas Catarino, esta tertúlia conta com a presença de Hermano Mota, da empresa Gorreana, Açores, com o tema “O chá dos Açores e a Gorreana”, Maria Cândida Liberato, Investigadora Principal com Habilitação, do Instituto de Investigação Científica Tropical de Lisboa, que vai apresentar uma “Súmula da história do chá em Portugal”, e Francisco Loureiro, antigo feitor da Casa da Andorinha, Arcos de Valdevez, com “A história do chazeiro da Casa da Andorinha”. A poda das camélias em Celorico de Basto vai ser apresentada por Nuno Teixeira, Jardineiro, de Cabeceiras de Basto, e Manuel Gonçalves, jardineiro, de Celorico de Basto.

A par das iniciativas habituais, a organização avança, também no sábado, com uma nova actividade, intitulada Muro de Camélias. Esta iniciativa consiste na ornamentação de pequenos muros com trabalhos alusivos às camélias, podendo ser utilizados diversos materiais desde a própria flor ou folhas das cameleiras, até ao papel, plástico, vidro, tecido, entre outros. Tendo como objectivo incentivar e envolver a população local neste certame, os muros vão ser sujeitos a concurso, sendo premiados os três muros mais originais.
No domingo, por sua vez, realiza-se o já tradicional passeio pelos jardins de camélias existentes no concelho de Celorico de Basto, cuja flor predominante são as camélias, e que assumem uma topiária única.

A par deste passeio, e fazendo as delícias dos mais desportistas, tem também lugar uma caminhada, denominada Na rota das Camélias, cuja organização é da responsabilidade da Associação Basto Move-te, e cujo percurso visa a visita a vários jardins de camélias.

Para mais informações devem contactar a Qualidade de Basto, EEM, através do telefone 255 320 250. Saliente-se que a participação nestas actividades está sujeita a inscrição prévia.

cartaz

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: