Apresentação do projecto “Conservação das Plantas Aromáticas e Medicinais no PNSE”

No próximo dia 4 de Julho, pelas 14:30h, inserido no programa da FIAGRIS (Feira Industrial, Comercial e Agrícola do Concelho de Seia), vai ser apresentado à população o projecto Abordagem Multidisciplinar à Conservação das Plantas Aromáticas e Medicinais do Parque Natural da Serra da Estrela.

Trata-se de uma iniciativa multidisciplinar na área da botânica, que procura demonstrar a aplicabilidade da propagação e comercialização das plantas aromáticas e medicinais (PAM) e produtos a elas associadas, como meio para a fixação das populações locais, através da criação de actividades complementares que gerem riqueza, potenciem a qualidade de vida das populações e promovam os valores endógenos da região e do seu território.

É um projecto implementado pelo Município de Seia (Centro de Interpretação da Serra da Estrela - CISE) em parceria com a Universidade de Coimbra, através dos Departamento de Ciências da Vida e Centro de Estudos Farmacêuticos, co-financiado pelo QREN, no âmbito do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro. Prolonga-se por um período de dois anos e todas as suas componentes confluem para um fim último, que se centra a nível da conservação das PAM, da educação científica e ambiental e do fomento do desenvolvimento local.

Este evento contará com a presença de investigadores da Universidade de Coimbra, técnicos que desenvolvem trabalho no âmbito deste projecto e do Engenheiro Agrónomo Luís Alves, técnico de agricultura biológica, agricultor e viveirista em modo biológico de plantas aromáticas, medicinais e condimentares, galardoado com o 1º prémio "Agricultor sobressaliente em actividades inovadoras” 2008".

A apresentação do projecto decorrerá no auditório do CISE e consistirá num conjunto de pequenas palestras/comunicações, a decorrer de acordo com o seguinte programa:

Abertura: Presidente da Câmara de Seia
1. Introdução - Fátima Sales (Departamento de Ciências da Vida, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra)
2. Etnobotânica - Cláudia Dias
3. Plantas medicinais: potenciais aplicações na saúde pública e na indústria - Teresa Batista (Centro de Estudos Farmacêuticos, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra)
4. Conservação: banco de germoplasma e propagação vegetal - Luís Rodrigues
5. Empreendedorismo - Luís Alves (Cantinho das Aromáticas)

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: