13 anos a dar aulas de jardinagem e agricultura...

E com o início de 2011 começa também o habitual frenesim formativo, estive agora a fazer as contas, e já dura HÁ 13 ANOS!!! É verdade, tudo começou na Fundação de Serralves, em 1997, onde desempenhei durante cerca de 6 anos a tarefa de encarregado geral do Parque.

Logo na Primavera de 1998 comecei a dar cursos ao público, numa das primeiras iniciativas do género no país. Aprender sobre roseiras, camélias, relvados, podas, propagação, plantas aromáticas e até um seminário de etnobotânica, foram algumas das actividades naquele bonito jardim, e que hoje se multiplicam um pouco por todo o lado.

Este será o meu 14º ano junto do público. Já conheci milhares de pessoas (a maior parte já nem recordo), de todos os géneros, de todos os tipos. Dei dezenas de cursos, da horta biológica à xerojardinagem aos jardins em pequenos espaços. Sempre fiel aos meus princípios. Com ou sem jardim, maior ou menor apetência para o acto terapêutico que é trabalhar a terra, sinto sempre que com a enorme confiança e empenho que dedico a FORMAR, homens e mulheres, jovens ou de idade mais avançada, no final fica pelo menos o respeito, que abre sempre espaço para a mudança que urge.

Alguns momentos recordo com especial orgulho, as dezenas de colegas de profissão, técnicos, agrónomos, paisagistas, que passaram na minha sala de aula, gente que escreve depois, às vezes anos depois, relatando vivências, experiências, a importância que a Terra passou a assumir nas suas vidas... ou como elas mudaram até, para melhor, para diferente, para viver.

Estou agora a olhar para o mapa de formação de 2011... Até me assusto... mas caramba, que seria eu sem todas estas pessoas, sem estas estórias para contar?! Agora, menos enérgico mas mais maduro, sinto por vezes o prazer que um actor deve sentir no palco, quando o público reconhece o seu trabalho. É uma sensação única, mais do que missão cumprida, consigo sentir que a vida de quem assiste pode mudar, é um trabalho com resultados fieis, a longo prazo.

No fundo, é mesmo esse um dos papeis fundamentais da agricultura e dos jardins dos dias de hoje: um trabalho com resultados fieis, a longo prazo.

É já no próximo dia 15, com as técnicas básicas de jardinagem, no Jardim Botânico da Ajuda!!! Quem sabe, a vida não muda?!!!

Share this:

CONVERSATION

1 comentários:

Anónimo disse...

Ola Luis Alves,
Gosto muito de o ver e ouvir na Praça da Alegria, explica muito bem os temas que aborda.
Gosto de aprender tudo que tenha a ver com agricultura.

Desde já os meus parabéns pelo seu Blog

Cristina