Novo livro de Fernanda Botelho

Hoje recebi o novo livro infantil, da autoria de Fernanda Botelho, com quem tenho muitas afinidades vegetativas e centenas de gostos em comum, que tal como eu vibra na presença de uma simples planta e lhe descortina alguns dos segredos que oculta, lhe pede as sementes e as partilha com o mundo. Só a conheci pessoalmente à pouco tempo, teve a amabilidade de nos visitar no Cantinho das Aromáticas e algumas das nossas plantas são já suas também.

O livro, entitulado Salada de Flores, excepcionalmente ilustrado por Sara Simões, é delicioso!!! Da capa às receitas, passando pelo guia de propriedades e utilizações, para professores e pais. Já para não falar de toda a história, com a Sara e os amigos, que deambulam pela Quinta numa maravilhosa aventura botânica!!!

O mais curioso no meio desta Salada de Flores é que, para mim, representa uma vivência real, é a história da minha filha Beatriz e das suas aventuras diárias!!! Já a imagino de livro na mão a percorrer a Quinta e a dar lições de botânica infantil aos seus amigos urbano-depressivos!!!

Disponível aqui.


Sobre a autora
Fernanda Botelho nasceu na Tojeira, concelho de Sintra, em 1959 e, com 17 anos, viajou para Londres, onde iniciou e concluiu a formação como educadora no método Montessori. Na capital inglesa, estudou ainda pedagogia Waldorf e fotografia, tendo realizado vários cursos sobre plantas medicinais. 

Membro da Herb Society UK desde 1997, regressou a Portugal aos 37 anos e desenvolveu diversos projectos de educação ambiental junto de escolas, de associações culturais e de câmaras municipais. É neste âmbito que se insere a sua participação no programa Eco-Escolas, para o qual organizou ateliers sobre plantas aromáticas e medicinais.
 
Colaboradora de revistas e sítios virtuais, bem como autora do blogue www.malvasilvestre.blogspot.com, estudou literatura infantil com António Torrado e Margarida Fonseca Santos. Mais tarde, publicou As Plantas e a Saúde, um guia básico de primeiros socorros, bem como duas agendas: uma de plantas medicinais em 2010 e outra sobre árvores e arbustos no ano seguinte. 

No seu jardim, partilha os dias com plantas medicinais espontâneas e cultivadas, um enorme sabugueiro, uma velha figueira, muitos pássaros e alguns gatos.

Share this:

CONVERSATION

1 comentários:

greenman disse...

É um livro lindo, delicioso e muito educativo que deveria estar presente em todas as escolas e bibliotecas!!