Livro Farmacognosia e Fitoquímica

A obra «Farmacognosia e Fitoquímica» nasce da necessidade de haver em língua portuguesa um compêndio que, procurando actualizar conhecimentos desta área científica inclua a matéria dada na disciplina de Farmacognosia da Licenciatura em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e dê continuidade ao compêndio didáctico «Farmacognosia» de Aloísio Fernandes Costa, prestigiado Professor desta Escola, cujo livro ao longo de três décadas serviu de base ao ensino desta disciplina não só em Coimbra, como em inúmeras Instituições de ensino das Ciências Farmacêuticas, tanto no nosso país, como no Brasil. 

Organiza e colabora na maioria dos capítulos deste livro o Professor de Farmacognosia que durante quarenta e dois anos esteve primeiro no ensino prático e depois no teórico desta disciplina. Intervêm, também, em diversos capítulos os actuais Professores do Laboratório de Farmacognosia da Faculdade de Farmácia de Coimbra e outros docentes das Faculdades de Farmácia do Porto e de Lisboa. 

Dado que houve a preocupação de ser mais um livro de carácter didáctico, não deixa, contudo, de ter interesse na investigação fitoquímica, esperando-se que possa vir a ser, também de consulta para profissionais, particularmente, para os que na Farmácia, dia a dia, têm muitas vezes de responder a dúvidas, postas pelos utentes, em relação a muitas plantas medicinais usadas na terapêutica. Em relação ao estudo dos fármacos vegetais, estes foram agrupados, sempre que possível, de acordo com o seu constituinte principal, tendo em conta a sua origem biogenética. 

Assim, inicia-se esse estudo pelos compostos do metabolismo celular primário, ou seja pelos glúcidos que incluem, para além das oses, os seus derivados directos (poli-holósidos homogéneos e poli-holósidos heterogéneos), depois os lípidos e seguidamente os metabolitos secundários que possuem actividade farmacológica. Introduz-se, ainda um capítulo sobre antibióticos de origem natural, justificado pelo interesse deste grupo de fármacos. 

O desenvolvimento das matérias tratadas dá para cada grupo de constituintes, indicações sobre métodos extractivos e métodos de dosagem, sendo os fármacos escolhidos pelo seu maior interesse farmacêutico ou didáctico, fazendo-se referência, para cada, aos aspectos de obtenção, constituição química, ensaios de caracterização e de pureza, métodos de dosagem e principais usos. 

Considerou-se útil a inclusão de capítulos sobre a obtenção clássica e por métodos biotecnológicos de matérias-primas naturais, sobre condições de processamento e de conservação e aspectos a observar na preparação de medicamentos a partir de produtos vegetais. Para cada capítulo é indicada a bibliografia básica específica para os assuntos desenvolvidos. Disponível aqui.

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: