Livro Natureza, Gastronomia & Lazer

NATUREZA, GASTRONOMIA & LAZER é um livro sobre os campos do Sul do país e o papel da sua flora na construção de uma cultura gastronómica de herança cultural mediterrânica. Esta obra dá a conhecer plantas silvestres alimentares e ervas aromáticas condimentares, desde as mais comuns às menos conhecidas, num percurso pelos usos tradicionais e as novas tendências gastronómicas. 

A partir de um horto experimental de plantas silvestres alimentares, procura-se compreender e demonstrar que o “novo chega pela mão do velho”, assegurando a conservação das espécies, para a continuidade e inovação de algumas das tradições alimentares emblemáticas do Alentejo. Oito autores falam deste horto, onde foi desenvolvida uma interessante experiência, com plantas silvestres alimentares e ervas aromáticas condimentares e tratam dos saberes, memórias e tradições alimentares com base nestes recursos. 

O conhecimento e a conservação da biodiversidade local das espécies silvestres alimentares, são parte da promoção e desenvolvimento integrado do território e da valorização do património alimentar, material e imaterial. Através das tradições alimentares locais e da transmissão de conhecimentos intemporais, do ensinamento de práticas culinárias e do carácter familiar e oral desse saber, reaviva-se uma parte do património gastronómico, que constitui um dos fundamentos da nossa identidade cultural mediterrânica. Disponível aqui.


Share this:

CONVERSATION

1 comentários:

Fada disse...

Já tenho. ;)
E recomendo. :)