Agenda 2013 – Plantas Medicinais: “O Valor das Sementes” – Fernanda Botelho

Esta agenda já vai na sua 4ª edição. As anteriores começaram em 2010 com uma abordagem generalizada sobre as utilidades das plantas medicinais mais comuns. Em 2011, foi a vez das "Árvores, arbustos e outras plantas medicinais", em 2012 "Plantas medicinais, a importância das abelhas"; uma agenda/livro plena de receitas e conselhos sobre as plantas medicinais que mais afinidade têm com as nossas amigas abelhas.

Desta vez, senti um desejo profundo de juntar a minha voz à de tantas outras espalhadas pelo planeta, em defesa das sementes livres, contra a manipulação e patenteação. Deixo aqui o meu contributo e o meu grito de alerta, na defesa de uma causa tão ou mais urgente do que o declínio das abelhas abordado em 2012.

Seleccionei 53 plantas, entre as quais incluí sementes como a quinoa (cujo ano internacional se celebra este ano de 2013), o amaranto, o sésamo, o feno-grego, a papoila, a alfafa e o sarraceno. Estão também representadas a bardan, o estramónio, a stévia, o boldo, o lúpulo e a prunela, por serem plantas de interesse medicinal, mantendo-se assim fiel ao fio condutor destas agendas sobre as utilidades culinárias, hortícolas e terapêuticas das plantas medicinais.

Contei com a generosa e importante colaboração do biólogo da conservação Fernando Naves e das duas associações que mais têm feito em defesa e conservação das sementes: colherparasemear.wordpress.com e www.sossementes.gaia.org.pt cujos artigos figuram na introdução desta agenda.



Share this:

,

CONVERSATION

0 comentários: