O Morango de Canidelo

Muitas são as opiniões sobre o novo Morango na rotunda de acesso à freguesia onde o Cantinho das Aromáticas está cultivado. EU GOSTO!!! 

Refere o site da junta de freguesia o seguinte: "Documentos de 1759, referem que Canidelo produzia milho, trigo, cebolinho e repolhos. Em tempos mais recuados devia cultivar, sobremodo, centeio, milho e cevadinha. Actualmente, além dessas culturas, são de desta­car, a batata, algum vinho morangueiro e variadas hortaliças; os morangos foram também uma cultura de vulto e, no século passado, muito apreciados nos arredores e na cidade do Porto, onde vendedeiras, vestidas com trajes regionais, os levavam em belas canastras".

 Brasão de Canidelo. Escudo de prata, aspa de vermelho, ou cruz de Santo André, acompanhada em chefe de uma espiga de milho de ouro, folheada de verdes e nos flancos, de um morango vermelho com pedúnculo de verde, pé ondeado de três tiras a azul, prata e verde, coroa mural de prata, três torres, listel branco com a legenda a negro em maiúsculas: CANIDELO - VILA NOVA DE GAIA

 A fazer lembrar uma escultura de Claes Oldenburg!!!

 As sementes em grande detalhe!!! Como uma espécie de lição de botânica!!!

 Morangos silvestres cultivados em redor do irmão gigante!!!

 Gosto muito!!!

Share this:

CONVERSATION

1 comentários:

culturdança disse...

Caro Luis, a ideia de Canidelo como freguesia onde o morango teve importância económica, não encontra sustentação fiável, escrita. É verdade que há quem diga, pessoas com cerca de 90 anos, que os pais lhe contavam, que outros lhe contavam, que carros de bois saiam carregados de morangos para a praça.
Contudo, nada aparece na monografia que a Junta de freguesia patrocionou e que está disponível para quem a quiser consultar. Acontece que há moradores que têm pequenas marges de 50, 100 pés, mas para consumo caseiro. Se conhecer algum documento que sustente o que se consta, agradeço que me informe.
Cumprimentos e parabens pelo seu/nosso cantigo das aromáticas.
Fernando Lacerda