A revelação


Há uns anos, era eu ainda um jovem aspirante a jardineiro, fui convidado para um jantar especial em casa de uns que tomaram a opção do vegetarianismo. Rude e mal informado (receando passar fome) lanchei a medo, antes de me aventurar pelos estranhos caminhos dos consumidores exclusivos de vegetais.

À chegada, fui recebido de forma que jamais esquecerei: vinho branco fresco à minha esquerda e folhas de salva, passadas em polme de farinha e ovo, levemente fritas em azeite, escorridas em papel de cozinha, à direita. Crocantes, estaladiças e absolutamente sofisticadas, foram uma espécie de tapete vermelho que percorri para um universo que desconhecia. Evoluí!!!

Esta é uma das plantas mais importantes ao alcance do homem. A vasta amplitude das suas inúmeras propriedades revela-se a cada dia que passa, à medida que novos estudos nos vão desvendando aquilo que o conhecimento empírico transporta há milhares de anos.

Associada pela moderna ciência à fertilidade feminina, ao tratamento de Alzheimer, ingrediente de diversos cosméticos, fitoterápicos, é também uma brilhante planta condimentar que deve merecer todo o nosso esforço e atenção, no longo caminho que temos a percorrer, na necessária mudança do paradigma alimentar, no sentido de uma alimentação mais saudável para o indivíduo e de uma atitude mais consciente para com o planeta que nos hospeda.

Salva ananás (Salvia elegans)
É uma prima sul-americana desta espécie mediterrânica. Elegante, abrilhanta qualquer sitio onde a quisermos cultivar, exibindo vistosas flores vermelhas em grande número, ao mesmo tempo que exala um maravilhoso perfume a ananás nos dias mais quentes do ano. Sensível ao frio, pode ser cultivada em vasos e recolhida para local protegido de Inverno. Deve ser severamente podada, todos os anos, para evitar que envelheça precocemente, estimulando assim novas rebentações e floração abundante. Para adquirir, clique aqui.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/condimentos-bio-cantinho-das-aromaticas/salva-bio-embalagem-20g/

Share this:

,

CONVERSATION

0 comentários: