Bica agora é Bisa!!!

Na região de Lisboa a palavra "bica" é normalmente utilizada para designar uma chávena de café. Não existe um consenso relativamente à origem da palavra “bica”.

Uma das versões refere que, quando surgiram em Portugal as primeiras máquinas de café expresso, os frequentadores dos estabelecimentos não estavam habituados ao seu sabor forte e amargo. Como consequência, este tipo de café não era muito pedido. 

Como forma de contornar este problema, foram colocados cartazes nos estabelecimentos com o slogan “Beba isto com açúcar”. 

A campanha resultou e, das iniciais de cada palavra (BICA) nasceu a designação para esta bebida, que não é mais do que uma infusão dos grãos torrados e moídos da planta do café.

Já tomo café há muitos anos, mas só esta semana tive conhecimento desta história. Uma das nossas meninas de mestrado, nutricionista de formação, também surpreendida com a invulgar história, teve uma saída espantosa:

"Se a infusão de café em Lisboa é uma bica, as nossas infusões no Porto são uma BISA!!!! BEBA ISTO SEM AÇÚCAR!!!"

Ao que retorqui, quase de imediato:

"Tens toda a razão!!! E também são BISA porque quem bebe nunca se contenta com uma chávena apenas!!! Quer sempre BISAR!!!"

Depois de termos gargalhado abundantemente com a veia criativa espontânea, percebemos que foi descoberto um novo conceito, de duplo significado: 

Quem bebe infusões e tisanas do Cantinho das Aromáticas, deve bebê-las sem açúcar e quase sempre em dose dupla!!! O que não é nada difícil, uma vez que as nossas embalagens de 40 gramas dão em média para fazer 13 LITROS DE INFUSÃO!!!

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: