Também erramos...

No Cantinho das Aromáticas também erramos, como a maioria dos seres humanos... e assumimos os nossos erros. 

Carlos Teodoro deixou na página de facebook do Cantinho das Aromáticas o seguinte comentário (26/05/16):

"SEM DESCULPA. hoje desloquei.me com minha familia desde Viana do Castelo para visitar o Cantinho. Cerca de 90 km depois bati com o nariz na porta. Considero imperdoável este decuido do Cantinho. Sei que era feriado por isso tive o cuidado de visitar previamente este fb. e como se comprova está um post bem claro de Quinta 27 "aberto à comunidade".

"Como designer considero muito grave este tipo de despreocupação, desprezo até na gestão da rede social, que embora seja comum nos empresários portugueses (que delegam esta competência ao "sobrinho" que até sabe mexer nisso) já era tempo de deixarem para especialistas....enfim um pequeno desabafo de quem, de facto ficou muito irritado....mais um "selo" pro cantinho mas este certamente não vão querer publicitar."

A nossa resposta (27/05/16):

Caro Carlos Teodoro, obrigado pelo seu comentário. Responde-lhe Luís Alves, sócio-gerente da empresa. O Cantinho das Aromáticas é uma pequena empresa agrícola, com uma pequena equipa de trabalho, que se divide entre as tarefas agrícolas e de viveiro, administrativas e de produto acabado. 

Somos nesta altura do ano, 9 pessoas para fazer frente ao enorme desafio diário de semear, plantar, cuidar, colher, comercializar, receber quem nos visita, gerir a loja online e muito mais. Apesar de tudo, tentamos fazê-lo sempre com o maior cuidado, empenho e dedicação.

Ainda nos sobra algum tempo para comunicarmos com os nossos seguidores (já são mais de 54000), o que nos dá imenso prazer. Não temos nas nossas famílias nenhum "sobrinho" que perceba de redes sociais, infelizmente, porque em agricultura muitas vezes utilizamos a família para nos ajudar!!!

Nem sequer temos orçamento para poder entregar esta responsabilidade a uma empresa de comunicação, como fazem tantas empresas. Fazemo-lo nós. Cabe-me sobretudo a mim, esta tarefa.

Ainda assim, se consultar as avaliações da página, vai perceber que a esmagadora maioria (são mais de 580 criticas) é excelente, o que nos permite perceber que conseguimos ser muito razoáveis nesta tarefa de utilizar as redes sociais, apresentarmos bons produtos e conseguirmos receber as pessoas da melhor forma possível.

Infelizmente o facebook não permite atualizar automaticamente o calendário com os feriados, por isso quando consultou a nossa página, esta o informou, erradamente, que estaríamos abertos ao público. 

Temos a página de facebook desde 2010 e esta é a primeira vez que alguém nos diz que não nos conseguiu visitar pela razão que aponta, porque normalmente quando nos pretendem visitar na ocasião de um feriado nacional nos telefonam ou enviam um mail ou mensagem a perguntar antes de nos visitarem, como forma de evitar uma vinda ao engano.

No entanto, poderíamos manualmente ter corrigido o horário para este feriado… Poderíamos também ter feito um post explicando que no feriado estaríamos encerrados… Não o fizemos… E por isso fez uma viagem com a família para nos visitar e não conseguiu. 

O Carlos refere o post de Quinta 27 aberto à comunidade. Como não o terá aberto para o ler (algo que muita gente não faz no facebook, mais ou menos entendidos na matéria, como agora se pode comprovar), não percebeu que apesar da actividade se chamar Quinta aberta à comunidade, a data apresentada está correcta, é hoje 27 de Maio e não a de Quinta-feira!!!

Ao longo dos anos, fomos conquistando muitos “selos”, como refere, pela enorme qualidade dos nossos produtos, que resulta essencialmente de termos uma excelente equipa de trabalho, que todos os dias faz um esforço enorme para conseguir fazer melhor. Da mesma forma, cometemos muitos erros, com os quais fomos sempre aprendendo e fazendo um esforço por melhorar. 

Todos os “selos” são muito importantes para nós e todos, como pode agora constatar, são sempre assumidos da mesma forma, com a satisfação de quem consegue fazer muito bem ou a humildade de reconhecer que se errou e se pode corrigir e fazer melhor.

Com a mesma tristeza que me invade quando uma planta que tenho o dever de cuidar morre, lhe peço desculpa por esta falha. Aproveitaremos a oportunidade para tentarmos ser melhores a comunicar, em próximos feriados locais e nacionais, o nosso horário de funcionamento, de forma a evitar que esta situação se volte a repetir.

Aproveito a oportunidade para lhe oferecer a si e à sua família, uma visita guiada ao Cantinho das Aromáticas, seguida de uma degustação das nossas infusões, como forma de os compensar pela nossa falha. Aguardarei da sua parte a data que mais lhe convém, caso decida aceitar a minha oferta. 

Sei que nunca poderá substituir o tempo que perdeu, mas pelo menos poderá compensar a vontade que tem em conhecer o nosso projeto e contribuir para um conhecimento mais profundo do que é ser agricultor nos dias de hoje. Um abraço.

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