Amaranto

A maioria dos cultivos de soja a nível mundial são transgénicos (OGM). As plantas são manipuladas geneticamente para poderem ser pulverizadas com herbicida sistémico, que supostamente elimina as infestantes da cultura, reduzindo os seus custos e facilitando a sua industrialização.

A soja cultiva-se por ser uma fonte de proteína vegetal, utilizada essencialmente na alimentação animal (rações) e na alimentação humana.

Nos últimos anos uma planta espontânea na América do sul, o amaranto (Amaranthus caudatus) tem conseguido resistir à acção dos herbicidas e tornou-se um "terrível" inimigo da agricultura genética!!!

O mais incrível no meio disto é que o amaranto é um dos alimentos mais antigos do mundo, cada planta produz milhares de grãos, que são tão ricos em proteína como... a soja!!! Era uma planta sagrada para a cultura dos Incas.

A natureza está sempre um passo à frente do homem e neste caso parece querer mesmo demonstrar-nos, de forma muito simples, que não precisamos de transgénicos para nada a não ser enriquecer as empresas que os produzem.

Os rebentos jovens são também comestíveis em saladas, ricos em vitaminas e sais minerais.

Esta planta é muito fácil de cultivar e qualquer pessoa a pode ter no seu jardim. Podem comprá-la no Cantinho das Aromáticas ou através da loja online, seguindo este link.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/plantas-em-vaso-bio/amaranto-amaranthus-caudatus/

Share this:

,

CONVERSATION

0 comentários: