Décimo aniversário do blogue

Dez anos passaram desde o início da famigerada aventura de publicar no blogue, de forma regular, "Informação técnica e prática detalhada sobre o fascinante mundo das plantas que me acompanham todos os dias"...

Sentado frente ao computador, nesse dia o meu estado de espírito era de grande desânimo com uma quadra esvaziada de sentido. Procurei através desta ferramenta um meio para comunicar sobre aquilo que mais gosto de fazer na vida, cultivar. Esta tarefa assumiu entretanto uma parte muito importante da minha vasta actividade profissional.


Licenciado em Engenharia Agronómica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em 2017 celebrei 20 anos de carreira, totalmente dedicados à jardinagem e à agricultura biológica, entre Porto e Gaia.

Encarregado geral de um dos mais fantásticos jardins de Portugal, o Parque de Serralves, agricultor biológico urbano, no Cantinho das Aromáticas, orador, formador, em centenas de eventos em Portugal e lá fora, rubriqueiro e comentador televisivo, consultor de empresas, investigador, participando em dezenas de publicações científicas, nacionais e internacionais, criativo, desenvolvendo novas marcas e produtos. 

20 anos de carreira, lutando sempre com todas as minhas forças para ser feliz a fazer todos os dias o que mais gosto, contribuindo de forma activa para a construção de um mundo melhor, espalhando sementes, sempre rodeado de plantas e animais, companheiros permanentes desta viagem, promovendo o auto-cultivo espiritual, regado com coerência e fertilizado com humildade.

Um percurso recheado de milhares de momentos muito especiais, que enriqueceram especialmente esta maravilhosa viagem.

Fui agraciado pela Associação Portuguesa de Horticultura, com o título de Técnico Hortícola de Honra, entregue a técnicos do sector público ou privado que se destacaram ao longo das suas carreiras pelo trabalho em prol da agricultura nacional. A lista de homenageados nesta categoria conta com menos de 60 personalidades, desde que há mais de 20 anos começou a ser atribuída, o que torna esta honra muito especial, porque representa o reconhecimento dos meus pares, ao mais alto nível da horticultura nacional.


A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia atribuiu a medalha municipal de Mérito Profissional, Classe Ouro, à empresa Cantinho das Aromáticas, a qual pela relevância e qualidade da actividade desenvolvida, é digna do reconhecimento e apreço do Município.


A Vida Rural lançou um livro da autoria de Isabel Martins, intitulado 'Agricultores que marcam', muito provavelmente o primeiro livro sobre agricultores a ser publicado no nosso país. A obra reúne histórias de vida de 19 agricultores de referência na agricultura portuguesa nas últimas décadas e que representam uma amostra do melhor da nossa agricultura empresarial. Eu sou um desses agricultores.


Conquistei diversos prémios, nacionais e internacionais, com destaque para os Great Taste Awards, conquistados nos últimos 4 anos em Inglaterra. O Cantinho das Aromáticas foi a primeira empresa portuguesa a tornar-se Great Taste Producer. Produzo algumas das melhores infusões, tisanas e condimentos do mundo.


Até agora o blogue recebeu mais de 1.694.167 de páginas vistas. 

O número de exibições de vídeos do nosso canal no Youtube passou para 1.996.614, contando com 323 vídeos e 3621 subscritores.

Na página do Facebook publicamos novidades regularmente, uma forma mais interactiva de comunicar com aqueles que nos seguem, contando já com 71570 fãs. 

Temos 3653 seguidores no Instagram e 185 no Twitter

Feliz Natal. 2018 será um ano de grandes mudanças no Planeta, somos mais do que nunca a consumir recursos, nunca fomos tantos a ter consciência de que o futuro do lugar onde vivemos depende de uma revolução da humanidade à escala global, iniciada na comunidade onde cada um de nós se insere, .

Uma das grandes lições de vida desta viagem, que a Mãe Natureza me ensina todos os dias, é que tudo termina, tudo começa de novo, a vida continua. Hoje começo tudo de novo, outra vez. Vou semear, plantar, regar, cuidar, ver crescer, colher e agradecer, SEMPRE. 

Bem hajam todos!!!

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: