Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental

A Sociedade Portuguesa de Botânica está a promover a campanha ‘Apadrinhe uma Planta da Lista Vermelha’, convidando toda a comunidade a contribuir para a conclusão do projecto ‘Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental’, através do apadrinhamento de uma das 25 espécies ameaçadas seleccionadas de entre as 620 plantas-alvo do projecto.

O apadrinhamento é feito mediante um donativo único de valor mínimo igual a 12€ por planta, e do preenchimento do formulário electrónico disponível no site da campanha.

Todos os padrinhos receberão o respectivo diploma, em formato digital, e terão o seu nome junto do da planta afilhada no portal do projecto e na publicação final (em livro e versão digital), prevista para maio de 2019, como sinal de reconhecimento pelo seu valioso contributo para o projecto.

O projecto ‘Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental’ é um projecto científico de âmbito nacional que pretende avaliar o risco de extinção das plantas nativas do nosso país segundo os critérios e as categorias da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da UICN - União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN Red List of Threatened Species TM) e publicar a obra homónima, um documento aguardado há mais de 20 anos que terá uma importância estratégica para a definição de prioridades de conservação e para a implementação de políticas de gestão da conservação da biodiversidade em Portugal.

Este documento será publicado em livro e suporte digital, e os resultados serão integrados no Cadastro Nacional de Valores Naturais Classificados, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 142/2008, de 24 de julho, o que permitirá, em última instância, a protecção legal das espécies ameaçadas.

O Cantinho das Aromáticas fez questão de abraçar este nobre projecto, apadrinhando uma árvore que gostamos muito, o teixo (Taxus baccata), cuja população autóctone tem vindo a sofrer um enorme declínio em Portugal.

Podem participar desta campanha, apadrinhando uma planta à vossa escolha. Mais informações nos links: http://spbotanica.pt/#apadrinhe e http://listavermelha-flora.pt/financiamento/

http://spbotanica.pt/#apadrinhe

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: