Quem é fã de Manoel de Oliveira como o agricultor?!

Quem é fã de Manoel de Oliveira como o agricultor?!

A obra e vida de Manoel de Oliveira tem intersecções marcantes com a minha própria vida. Começa pelo filme Aniki Bobó, exibido vezes sem conta durante a minha infância, pela mão do pai, nascido e criado na Sé do Porto. 

O filme é uma espécie de súmula da sua infância pelas ruas da zona histórica da cidade. Viveu na mesma casa, no mesmo quarto onde o menino vai oferecer a boneca à menina numa das cenas marcantes do filme. 

Sempre vibramos com as suas histórias de infância, as mesmas que Oliveira retrata nesta maravilhosa obra a preto e branco. De tal forma que às vezes o menino do filme afinal era o meu pai, que estava ali mesmo ao meu lado!!!

Mais tarde, em 1998, volto a cruzar-me com Oliveira, desta vez em carne e osso, nas filmagens de "Inquietude", na Casa e Jardins de Serralves, onde desempenhava as funções de Encarregado Geral dos Jardins. 

Foi-me destinado acompanhar toda a equipa que durante alguns dias ocupou o jardim do século XIX e fazer de elo de ligação para facilitar tudo o que fosse necessário da parte de Serralves, para ajudar a produção. 

Recordo momentos incríveis, que nunca esquecerei durante esses dias luminosos!!!

Os almoços ao ar livre, com toda a equipa, ficar corado perante todos com os piropos da Rita Blanco, um passeio demorado pelos jardins com a belíssima Leonor Silveira... e a imponência do grito do mestre no início de cada take... Ação!!!

Em 2007, já agricultor e empresário há 5 anos, foram 2 filmes de Oliveira que enviei por correio para França, para o meu primeiro cliente de ervas aromáticas, quando demos início à exportação para aquele país.

Volto a cruzar-me com a obra de Oliveira em 2011, no famoso Vondelpark, em Amesterdão, cidade que estava a conhecer demoradamente pela primeira vez e onde passei os últimos dias desse ano. 

Foi na sala de cinema do parque que vi o filme "O Estranho Caso de Angélica" e me apercebi da enorme popularidade deste homem e da sua obra no país dos que conquistam terra ao mar...
Manoel de Oliveira, homem do Porto, do Mundo. 

Agradeço-lhe todos os momentos incríveis que me proporcionou ao longo da minha vida, quer através da ficção das suas obras, quer na realidade palpável dos dias longos em que consigo pude conviver... Até à reunião!!! #luisalvesagricultor #quemquernamorarcomoagricultor

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: