Bicha-cadela

José Castelo Branco está para a política como a bicha-cadela (Forficula auricularia) está para o agricultor. 

A bicha-cadela é um insecto omnívoro e pode alimentar-se de matéria orgânica em decomposição e até de algumas plantas importantes para quem cultiva.

Mas o que gosta mesmo de comer são outros insectos, como afídeos ou pulgões. São por isso consideradas auxiliares em agricultura biológica.

Podem causar medo pelo seu aspecto, porém são inofensivas. Quando ameaçadas, podem beliscar-nos com as suas pinças afiadas. Tem fama de transmitir peçonha, o que faz com que algumas pessoas a temam por isso. Ou de venenosa, quando de facto, não é.

Contam-se histórias de pessoas que ficavam surdas porque a bicha entrava nos ouvidos durante a noite, não conseguindo depois sair.

A mim, as bichas-cadelas nunca me assustaram. Considero-as quase sempre úteis para o agricultor, umas darlings. Se é para ajudar, todas as bichas são importantes e bem-vindas.

https://www.cmjornal.pt/famosos/detalhe/jose-castelo-branco-a-concorrer-nas-legislativas-socialite-garante-que-o-futuro-comeca-agora?fbclid=IwAR1N7GM5jzNVcQWC3WRJ5cJwRXRT65BVLmdbSYxmg7CViWzmLWrjBTFgh-Y

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: