Busto de Mulher

 Um dos trabalhos mais incríveis que tive oportunidade de realizar foi esta maravilhosa escultura, idealizada por Clara Menéres, para a exposição "Perspectiva: Alternativa Zero.

Foi em 1997, nos jardins do Parque de Serralves, onde iniciei a minha vida profissional, como Encarregado Geral dos Jardins.

Uma das poucas obras de land art realizadas em Portugal, um busto de mulher que emergia da Terra, coberto por tapete de relva, gentilmente cedido pelo Futebol Clube do Porto.

Recolhi pessoalmente os rolos de relva no Estádio das Antas, onde tive oportunidade de pisar o relvado pela primeira vez!

Os mamilos fizeram-se com 2 buxos-anões cuidadosamente topiados.

A genitália foi a parte mais desafiante para a equipa de jardineiros, mas também a mais divertida!

A escultora pretendia um aspecto "farfalhudo", que não foi fácil de conseguir à primeira!

Felizmente encontramos alguns tufos compridos de azevém, entre o prado e a mata, que pareciam perfeitos para a tarefa.

De início não estávamos a conseguir o efeito pretendido.

A Clara Menéres exaltou-se com um dos jardineiros e disse-lhe: "Ó homem, você não é casado?! É?! Então faça igual ao da sua mulher!" - E ele fez!

O azevém resultou na perfeição!

Nunca esquecerei a força, inteligência e pragmatismo da Clara, bem como a dedicação que toda a equipa de trabalho teve a desenvolver e instalar o maravilhoso BUSTO DE MULHER, que emergia da TERRA, CRIADORA, PODEROSA, LINDA, FÉRTIL, MÃE.

Partilho esta maravilhosa história em tributo a todas as mulheres com as quais tive o enorme privilégio de trabalhar e aprender ao longo da vida.

Vistas da exposição "Perspectiva: Alternativa Zero", Fundação de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto, de 3 de julho a 7 de setembro de 1997.Fotos: © Foto Alvão


 

 

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: