Biopesticidas

Mais um vídeo, desta vez sobre biopesticidas, com a interessante presença do Dr. Bagão Félix, agricultor nas horas livres, a quem tive oportunidade de mostrar uma receita com a maceração de urtiga, que pode ser insectífuga, bioestimulante ou fungicida. Fica aqui apenas uma nota para uma observação feita pelo convidado, em que refere que a sua propriedade agrícola é para se distrair e não para "assassinar insectos".
Penso que não seria bem isto que queria dizer, pois qualquer agricultor, mesmo amador, sabe que o controlo de pragas é fundamental para o sucesso dos seus cultivos. Nos dias de hoje este controlo é efectuado, na maior parte dos casos, com o recurso a pesticidas compostos por substâncias químicas que apresentam elevada toxicidade para o ambiente e para todos nós.
Uma agricultura biológica, sustentável, não poluente, feita inclusive com o recurso a macerados de origem natural, biodegradáveis, sem contra-indicações, reduzindo selectivamente algumas das pragas (infelizmente, não todas), será certamente a alternativa do futuro, saibámos nós reconhecer que a natureza cobrará sempre o seu quinhão, que é uma lei universal, que temos que compreender para que possa haver espaço e tempo para aquilo que nos é mais precioso enquanto espécie: o legado. Mesmo que morram alguns insectos no processo...

Share this:

, , ,

CONVERSATION

0 comentários: