Manjerico e São João

Originário da Índia, o manjerico (Ocimum minimum) é uma planta popular no nosso país graças à utilização simbólica na altura das festas como o Santo António ou o São João, onde é vendida em vasos, um pouco por todo o lado. Chamado também de erva dos namorados, pois é oferecida por estas alturas entre pares.

Prefere solos ricos e bem drenados, pH entre 5-8 e gosta de estar numa posição em que apanhe muita luz sem no entanto receber com a luz solar directamente, pois a incidência forte pode provocar queimaduras e até a morte da planta. Pode ser cultivado em vasos, como planta de interior ou exterior, não tolerando frio muito intenso.

Pode apresentar um comportamento perene se as condições ideais forem reunidas (temperatura, ãgua, exposição), embora no nosso país assuma quase sempre um comportamento anual.

As suas folhas são comestíveis, tal como as do manjericão (ou alfádega ou basílico) (Ocimum basilicum), com o qual partilha um cheiro semelhante.

É um excelente repelente de insectos e por isso muitas vezes cultivado em floreiras próximo de janelas e portadas, reunindo 2 em 1: de manhã quando abrimos as janelas, a casa fica a cheirar lindamente e além disso existe menor probabilidade de entrarem estes convidados indesejados.

É também uma planta medicinal, sendo utilizada para o tratamento de flatulência, gripes e constipações, além de problemas digestivos.

A sua propagação faz-se por semente, na Primavera. Convém plantar várias plantas juntas para produzir aquele efeito de tufo redondo tão apreciado.

Dois mitos:

1 - Que alguns vendedores menos escrupulosos põem sal nas raízes das plantas para que estas durem menos (será?!!!);

2 - Que só se pode cheirar pondo a mão na planta e mexendo, não se pode cheirar com o nariz, pois esta morre (será?!!!);

Vejam o video, ficou muito engraçado, com toda a gente bem disposta. E enchemos a Praça de manjericos, bibó o São João!!!

Share this:

, ,

CONVERSATION

0 comentários: