Novidades!!!

Algumas novidades, disponíveis na nossa loja online (livros e revistas):

“Plantas na Terapêutica – Farmacologia e Ensaios Clínicos”, é um manual para o ensino na área da saúde (Medicina, Farmácia, Enfermagem e Nutrição), que pretende colmatar a falta de uma publicação em língua portuguesa que aborde este tema de uma maneira cientificamente correcta e independente. Isto, numa época em que o recurso aos designados “Herbal medicines” medicamentos à base de plantas, volta a merecer a atenção dos leigos e das autoridades de saúde, a ponto de a Agência Europeia de Avaliação do Medicamento propor a introdução dos medicamentos à base de planta nos medicamentos de uso humano, que a Comissão Europeia pela Directiva 2003/63 de 25 de Junho de 2003 sancionou, estando essa Directiva já transposta para a legislação portuguesa pelo Decreto-Lei nº 176/2006 de 30 de Agosto.

A obra está dividida em duas partes. A primeira, situa a problemática das plantas medicinais e dos medicamentos à base de plantas em relação aos três parâmetros básicos dos medicamentos, qualidade, eficácia e segurança. Na segunda parte, incluem-se em capítulos as plantas medicinais seleccionadas pelo interesse na terapêutica.
de Espanha, 2 manuais muito interessantes:
"El Huerto Medicinal Ecológico a la Carta" - Este manual consegue introduzir-nos de forma sensata no cultivo de plantas para criar um jardim de aromáticas familiar. Com propostas muito concretas para as cultivar na horta, jardim, em maciços ou em vasos e floreiras, na varanda ou terraço. Graças à sua enorme experiência, a autora ajuda-nos com indicações sobre plantação, rega e alguns cuidados especiais; sobre o momento óptimo para colher e como conservá-las com o máximo de propiedades para ter em dia um receituário de saúde com plantas digestivas; para o aparelho respiratório; em caso de alergias; para o bebé; cuidados da pele ou para acalmar os nervos... Poderá ter por perto as plantas para preparar deliciosas bebidas tónicas e uma boa selecção de aromáticas para melhorar qualquer receita de cozinha.
"Aprovechar los Recursos Silvestres" - Este livro é uma iniciação à autosuficiência. Reúne a ampla e diversificada experiência do autor com diversos conhecimentos sobre recursos silvestres. Com a sua forma particular de escrever, explica-nos como o faz e porquê, mostrando como as soluções que encontrou podem despertar os nossos próprios gostos e fazer-nos partir para outras descobertas. Entre outras coisas, Maurice explica como criar um bosque de fruteiras através da enxertia, para manter vivos espaços naturais, muitas vezes à mercê do fogo ou do abandono. Explica-nos a forma alternativa de cuidar das abelhas em colmeias de barro, e com ele aventuramo-nos a conhecer plantas silvestres comestíveis. Em definitivo, mostra-nos a sua forma peculiar de entender a gastronomia dentro da ecologia, a caminho de uma economia da Natureza utilizando o sol, a argila e o que nos é mais próximo. A Natureza dá-nos uma quantidade ilimitada de recursos que podem satisfazer as nossas necessidades, se tivermos os conhecimentos e a curiosidade suficiente. Maurice Chaudière ajuda-nos a consegui-lo com este livro. de França, 2 livros que nos levam ao reencontro da relação longínqua homem/planta. Vão dar-nos a conhecer lendas, propriedades medicinais e outras características de 2 das plantas mais importantes da actualidade.

"La Consoude - Trésor du Jardin" - Que planta pode alimentar de uma só vez um frango, uma cobaia ou um elefante? ... a consolda (Symphytum officinale)! Que planta pode responder às necessidades alimentares de países em vias de desenvolvimento? ... a consolda! Que planta trata contusões, lesões musculares, queimaduras e feridas? ... a consolda! Que planta permite fabricar o melhor fertilizante para agricultura biológica, um composto incomparável, macerações de plantas ou um chorume excelente? ... a consolda! Que planta apresenta tantos princípios activos que assusta interesses económicos e provoca uma campanha de contra-informação internacional ? ... ainda e sempre a consolda! Uma planta com um currículo que vale a pena conhecer!
"Parfum de Menthe - "Entre suas muitas qualidades, ela sempre teve a reputação de fomentar o espírito..." Portanto, porque não beber uma chávena de infusão de hortelã e deixar-nos conduzir através destas páginas em que se fala de etimologia, o seu lugar na cultura popular, as diferentes espécies e suas virtudes, medicinais e culinárias. Faz parte de numerosos cosméticos, receitas culinárias, fármacos, presentes no nosso dia-a-dia, mas ... sob uma forma industrial! O seu consumo em fresco ou seco á ainda assim diminuto, algo que este pequeno livro pode ajudar a corrigir.Revista o Segredo da Terra - Mais um número desta revista totalmente dedicada à agricultura biológica, desta vez o tema são as raças autóctones.

Para mais informações, consulte-nos em:

www.cantinhodasaromaticas.pt ou geral@cantinhodasaromaticas.pt

Share this:

,

CONVERSATION

0 comentários: