Curso na Universidade Sénior dos Açores

Fui convidado para leccionar um curso de plantas aromáticas para a Universidade Sénior, em Ponta Delgada, São Miguel, Açores. Foi uma experiência fantástica, quer pelo regresso ao paraíso, quer pelo grupo de pessoas bestial com o qual tive o privilégio de interagir, quer pelo reencontro de velhos amigos e, finalmente, pelo prazer de criar novos amigos. As gentes dos Açores são realmente muito especiais e todos os Portugueses de todos os sítios deveriam ter a oportunidade de lá ir pelo menos uma vez. E como se come tão bem...
.
Agradavelmente surpreendido fiquei com o elevado número de novos alunos na Universidade, toda a dinâmica em torno desta, bem como com a taxa de natalidade, que aparentemente é uma das maiores do país.
.
Algo no entanto me deixou um pouco perturbado: o facto de não chover com a regularidade de outros tempos, o que nos faz ver aqueles prados outrora verdejantes, com um aspecto quase meditrrânico, revelando-se assustador, sobretudo quando estámos numa ilha no meio do atlântico; a ausência cada vez maior de paisagem original, com a destruição maciça da flora autóctone (como é possível?), onde inexplicavelmente vai persistindo a monocultura da vaca; o desenvolvimento desenfreado, com inúmeras estradas e estruturas permanentes que a maior parte da população contesta de alguma forma. Somos realmente um país que vê nas estradas uma meta essencial para o desenvolvimento, mas existem tantas outras, tantos exemplos de outros que mostram como pode ser diferente...
.
Por último, vim carregado de material de leitura. Este livro foi uma gentil oferta de um dos alunos, também ele agricultor, produtor do saboroso ananás dos Açores:

E estes 2 foram oferta, assinada e dedicada pelo autor, o meu querido amigo Luís Rodrigues, que tem dedicado a última década a muitos e diversificados projectos, entre os quais o mar, as suas espécies e as suas artes, conhecimento agora compilado nestas duas belas obras de referência:


Até breve, no paraíso!!!

Share this:

,

CONVERSATION

0 comentários: