Telhados verdes

Está um tipo sossegado a acabar de jantar, liga a televisão a medo, por achar que as notícias são sempre e basicamente, as mesmas (desgraças), quando um raio de luz nos invade a casa. Uma fabulosa reportagem da RTP sobre telhados ou coberturas verdes nos Estados Unidos. Algo com que sonho há muitos anos, que me esforço por divulgar por cá, apesar de tudo com imensos entraves, a começar por alguns profissionais ligados à construção.
Foi por isso com grande espanto que ouvi na reportagem alguém dizer: 'os telhados verdes PROTEGEM os telhados das infiltrações e tornam-nos mais duráveis por proteger do calor intenso e dos raios UV'.

Um dos maiores obstáculos com que me tenho deparado nesta 'batalha' é precisamente a questão das infiltrações, que dá sempre origem a acesas discussões. E de repente descobrir que este género de atitude está a prosperar nos EUA, ainda por cima em edifícios de referência, como a câmara de Chicago, a Academia de Ciências de São Francisco e até uma fábrica de automóveis de referência, e um tipo ganha novo folgo!!!

De facto os telhados verdes são uma forma extraordinária de devolver a vida e a natureza (roubadas) à cidade. Um telhado grande PODE transformar-se numa quinta!!!

Ao longo das minhas viagens nos últimos anos já vi diversos telhados ou coberturas verdes, mas o primeiro que verdadeiramente me impressionou foi este no Eden Project.

Este edifício é muito grande e a cobertura permite poupar milhares de libras/ano em aquecimento/arrefecimento. Nunca lá encontrei sinais de infiltrações ou da visita de inusitados 'monstros' do solo!!!

Numa cidade susceptível a inundações, como Lisboa por exemplo, a utilização de coberturas verdes permitiria reduzir a velocidade de escoamento das águas pluviais, contribuindo de forma decisiva para as evitar. Além do óbvio, a melhoria da qualidade de vida de todos os que lá moram e as quantidades astronómicas de CO2 sequestrado, contribuindo dramaticamente para a diminuição da intensidade do fenómeno aquecimento global. Qual será a primeira câmara do país a querer ter um telhado como a de Chicago?! Gostava que fosse a minha...

Deixo-vos o vídeo, a não perder.


Share this:

CONVERSATION

1 comentários:

Unknown disse...

Caro colega Luis Alves,

Felizmente cá em Portugal já se vai fazendo telhados verdes.
Já fiz dois projectos de moradias com cobertura verde uma no Porto outra em Paços Ferreira, estamos a começar. tenho tentado sempre que possivel aconselhar os arquitectos para as vantagens da cobertura verde.
Um abraço
Jose Torres - Agroverde/Naturcampo - Paisagismo