Plantas com potencial para decoração de interiores

 
Pelo menos 80% de todas as plantas – flores, folhagem, frutificações – podem ser preservados, fornecendo uma vasta gama de materiais vegetais que poderão utilizar-se em arranjos de flores, secas ou frescas. As técnicas de secagem prolongam a vida das flores, folhas e frutificações pelo período de pelo menos um ano. Algumas plantas secam melhor do que outras.
A natureza é o melhor guia quando se pretende criar arranjos, quer se trate de flores secas ou frescas. Não existem regras muito rígidas nem infalíveis. Permitir que o nosso jardim ou um jardim que admiramos nos dê ideias para os arranjos é sempre uma boa ideia. Encontre nestes vídeos alguns conselhos úteis.

Vídeo 1 (qualquer semelhança entre eu e o Emplastro logo no início deste vídeo é pura coincidência...)

Vídeo 2

Combinar cores
É uma boa ideia fazer experiências com combinações de diferentes cores, em quantidades diversas, para descobrir quais as cores que melhor ficam em conjunto. Basicamente, quanto mais afastadas se encontrarem duas cores, mais surpreendente é o efeito produzido por elas. (vermelho e verde); (vermelho e azul); (laranja ou amarelo e violeta).

Amarelo = Contentamento - é a cor primária mais alegre do espectro, brilhante, dá uma grande claridade e chama a atenção, absorve a luz . O amarelo e o dourado são imprescindíveis nos jardins, especialmente nas florações de Primavera e no Outono onde o amarelo é uma constante quando as árvores caducas começam a perder a folha e formam tapetes amarelos. Os amarelos combinam-se bem com os verdes abertos e os laranjas.

Laranja = Optimismo - é uma cor forte, sugere emoção, dinamismo, dramatismo. Combina bem com azuis pálidos, rosas, verdes claros e cinzentos. O laranja varia do damasco ao pêssego passando pela cor de fogo. Quase todos os tons de laranja nos lembram o Outono e a beleza da queda das folhas e da transformação do verde, no entanto existem grande número de plantas com floração primaveril laranja.

Vermelho = Vitalidade - é uma cor muito forte e quente mas por vezes difícil de combinar, contrasta especialmente bem com os verdes. Resulta muito vibrante e excitante para o equilíbrio. O vermelho primário é bom para marcar ou pontuar determinadas zonas, eixos, vistas, etc.

Violeta = Calma interior - cor tímida e doce, apenas aparece mais viva quando contrastada com o amarelo. Combina bem com prateado e cinzento, com os tons creme e amarelo pálido e azul índigo.

Azul = Espírito - deslumbrante embora triste, tranquilo mas distante, é considerada das cores mais harmoniosas. Combina bem com amarelo, laranja e verde.

Verde = Crescimento - é sem dúvida a cor dominante nos jardins (embora não em flores, uma vez que as flores verdes são raras com excepção para as orquídeas), no entanto a folhagem é predominantemente verde, nos mais variados tons de verde por vezes com laivos de prata, bronze, azul e dourado, etc. O verde é refrescante, suave e fresco. Torna-se espectacular combinado com vermelho, de grande harmonia quando combinado com amarelos, roxos ou azuis.

Share this:

, ,

CONVERSATION

0 comentários: