De Vida e de Morte...

De vida e de morte se faz esta viagem pelo paraíso que é o Planeta Terra. Certezas absolutas há poucas, mas estas são seguras, e poucas plantas o demonstram de forma tão peculiar como o Teixo, esta maravilhosa conífera de crescimento lento, que em Portugal se encontra em vias de extinção, no seu estado espontâneo (estamos tão distraídos...).
 
Teixo (Taxus baccata), em Florença, Itália
 
 
Como diz na canção de Joel Branco, parte do imaginário da minha infância: "O mundo é uma bola de algodão, que está na nossa mão... fazer feliz!!!", tenho aqui o mundo na mão, na forma de uma planta: vida e morte ao mesmo tempo!!! Que poder!!! Vida na forma da polpa do fruto do teixo, que é deliciosa e comestível, Morte na forma das folhas e sobretudo das sementes, que se mastigadas (bastam 2 ou 3), podem matar um ser humano adulto. Mas o taxol delas extraído pode salvar vidas, pois combate um cancro, doença mortal... Vida e Morte e Vida outra vez!!!
 
 
E enquanto desfrutamos deste privilégio que é viver no fabuloso planeta Terra, tão frágil quanto uma bola de algodão, que está na nossa mão cuidar, devemos optar hoje pela viagem no caminho da felicidade, pois nunca sabemos bem quando e como será a próxima paragem. O caminho também pode ser feito, por exemplo, com esta bicicleta... Envolve algum sacrificio, esforço e demora chegar ao destino... Mas sobra TEMPO para usufruir... Sendo certo que de Vida e de Morte se faz o percurso. Como prova o teixo na minha mão.
 
P.S. Deixo-vos a música do Joel Branco.
 

Share this:

CONVERSATION

1 comentários:

Sandra Rocha disse...

Adorei :)
Mais uma vez feliz natal.
Bjs