Já chegaram as burras mirandesas!!!
A ansiedade foi tomando conta de todos nós nos últimos dias, já que foi anunciada finalmente a chegada das novas habitantes do Cantinho das Aromáticas: duas jovens burrinhas mirandesas, enviadas pela Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA).
Há alguns meses que foi estabelecido um protocolo entre as duas instituições e este será o nosso contributo no sentido de preservar e divulgar esta raça, cujo património genético corriamos todos o risco de perder, não fosse o fantástico trabalho que tem sido desenvolvido por esta associação.
E a sua presença não se fica por aqui, terá também o propósito de reforçar o equilibrio ecológico que tão arduamente temos conquistado nesta quinta, onde se pratica o modo de produção biológico, quer no controlo de infestantes nos caminhos e beiras, quer com a utilização adicional dos estrumes, a somar aos que já são produzidos pelas barrosãs e outros animais existentes. Serão as nossas motorroçadouras biológicas!!! Além de serem lindas, lindas, e super-meiguinhas!!!
F..... de 7 meses (mais para a frente esta menina reserva-nos uma grande surpresa!!!).
Formiga, de um ano.
Logo no seu primeiro dia e já se deixam fotografar com um há vontade impressionante!!! Nada tímidas as nossas meninas!!!
Pelas mãos de 2 gerações...
A caminho do seu primeiro dia de trabalho.
Em pleno cumprimento da sua principal função. Adivinha-se também algum trabalho de relações públicas nos próximos tempos!!!
A AEPGA é uma associação sem fins lucrativos que foi fundada a 9 de Maio de 2001 e tem por objecto social a protecção e promoção do Gado Asinino, em particular a raça autóctone de asininos das Terras de Miranda – Burro de Miranda. Esta associação reúne criadores e admiradores deste gado e contribui para o melhoramento genético e criação de um conjunto de animais de características semelhantes, que actualmente sobrevive no Planalto Mirandês, representando a primeira raça autóctone de asininos de Portugal.
Em linhas gerais, a AEPGA pretende a preservação e aproveitamento desta raça autóctone de forma a salvar um património genético, ecológico e cultural único no nosso país. Pretende-se também re-valorizar a imagem do Burro a nível nacional, particularmente do Burro de Miranda, contribuindo para a recuperação do seu efectivo e potenciação de um modelo de aproveitamento socio-económico que respeite e preserve o riquíssimo património cultural e natural da região do Nordeste Transmontano.
O burro de Miranda possui características únicas que nos permitem identificar o animal. São elas:
- Pelagem de côr castanha escura com gradações mais claras nos costados e face inferior do tronco.
- Pêlo comprido e grosso.
- Orelhas grandes, largas na base e arredondadas na ponta, e com pêlo abundante.
- Cabeça volumosa.
- Focinho curto com a extremidade branca.
- Lábios grossos.
- Olhos rodeados por uma mancha branca.
- Pescoço curto e grosso.
- Peito largo.
- Estatura elevada, mais do que 1,20 m , idealmente com 1,35 m.
- Fisicamente robustos com patas grossas.
- Temperamento dócil.
Contactos:
AEPGA - Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino
Largo da Igreja
5225 - 011 Atenor
Telemóvel: 966151131 (Miguel Nóvoa) / 960050722 (Joana Conceição)
Telefone: 273739307
Mail: burranco@gmail.com
1 comentários:
Fico feliz por voces!
Eu fui criada no meio dos animais, os meus avós tinham uma burra tão inteligente, que bastava a minha avó dizer para onde eu tinha que ir, que ela sbia o caminho.
Ou seja eu na maioria das vezes não sabia para onde ia, mas a burra levava-me sempre ao sitio certo.
parabens pela bela aquizição
bj eugenia
Enviar um comentário