Qual o valor real do seu jardim, da sua horta, da sua exploração agrícola?

A instituição UK National Ecosystem Assessment (UK NEA), no Reino Unido, considerou após apurado estudo, proposto ao governo inglês, que insectos polinizadores como abelhas e outros valem 430 milhões de libras por ano para a agricultura britânica, e que os raros habitats como os de zonas húmidas contribuem com 1,5 biliões de libras anualmente para a qualidade da água. 

Sabemos que por cá, tal como em todo o mundo, estes polinizadores estão a desaparecer a um ritmo alucinante, muito por culpa das toneladas de pesticidas utilizados na agricultura, e no entanto, pouco se tem feito para remediar com urgência este enorme problema. Entristece-me esta situação, até pelo facto de conhecer muitos jovens que pretendem iniciar a sua actividade como apicultores... Sem polinizadores não é possível a existência da espécie humana no planeta!!!

Esta semana, a água de abastecimento urbano de um município português da Serra da Estrela, onde existem zonas húmidas (raras no nosso país) protegidas, foi considerada uma das melhores do mundo!!! Isto significa que estas pessoas tomam banho ou regam o jardim com uma água valiosíssima!!!

O acesso a um jardim ou parque público foi avaliado em 300 libras por pessoa em cada ano, por contribuir de forma decisiva para a saúde física e mental positiva. O UK NEA concluiu que o ambiente vale biliões de libras para a economia nacional, fornecendo "serviços ambientais", tais como água limpa, polinização de culturas e fertilidade do solo. Mas quase um terço dos tais "serviços" estão em declínio, e as possibilidades de os melhorar estão a ser perdidas, pois continuamos a considerar a natureza e os seus complexos ecossistemas como um facto adquirido. LEMBREM-SE DISTO SEMPRE QUE VISITAREM A NOSSA QUINTA!!! De facto os agricultores em modo de produção biológico estão, para além de criar riqueza, garantir água limpa e a fertilidade dos solos e a integridade do território, A PRESTAR UM SERVIÇO AO PAÍS E AOS SEUS CIDADÃOS!!!

 

De acordo com esta proposta, as contas de 'capital natural' serão mantidas ao lado do produto interno bruto (PIB), de forma a colocar o meio ambiente "no coração da contabilidade governamental". Uma comissão designada Capital Natural irá monitorizar os recursos naturais do país e lançar sugestões de como aumentar os benefícios inerentes à implementação desta proposta.

Já pensaram qual será o valor real do vosso jardim, da vossa horta, da vossa exploração agrícola, para o país, para os cidadãos, para o Planeta?! Quantificado em moeda (único método de quantificação para a maior parte dos seres humanos nos dias de hoje) É MUITO!!!

*** Deixo um exercício, em jeito de provocação: experimentem passear num jardim público, num dos muitos lugares ainda preservados do nosso país, numa Quinta de um agricultor consciente, resiliente, fechem os olhos e imaginem o que seria da vossa vida e a dos vossos descendentes sem estes espaços... Multipliquem pelo Planeta inteiro e subtraiam a qualidade de vida que acham que tem, neste momento... O resultado pode ser alarmante...

Share this:

CONVERSATION

1 comentários:

Rosarinho disse...

Adoro estas chamadas de atenção. Fazem-nos sempre abrir os olhos :) Obrigada pela motivação, hoje vou já para a minha mini-horta de varanda e planear o semeio das plantas que atraem estes polinizadores :) Já tenho uma lavanda e umas Capuchinhas mas vou investir mais.