Fascination of Plants Day

O dia 18 de maio de 2012 será o primeiro dia internacional do fascínio das plantas "Fascination of Plants Day". 


 
As plantas, ao transformarem a luz solar em açúcares, são os produtores primários da biomassa que alimenta todos os animais, incluindo o Homem. Como fabricam a sua própria alimentação, as plantas podem colonizar, adaptar-se e diversificar-se em quase todos os locais do planeta. Os biólogos estimam que o número total de espécies de plantas seja cerca de 250.000.
 
O fascínio desta diversidade faz com que as plantas mereçam um dia especial. Esta celebração é o desafio lançado pela European Plant Science Organisation para o dia 18 de maio de 2012. A ideia desta iniciativa conjunta é lançar muitas sementes virtuais capazes de germinar na mente coletiva da opinião pública mundial e lembrar como a investigação em plantas é importante para a paisagem social, ambiental, e económica do planeta, agora e no futuro. 
 
O "Fascination of Plants Day" já está a ser organizado internacionalmente em mais de 25 países e o número continua a crescer. Mais de 60 instituições de investigação de plantas, universidades, jardins botânicos e museus, em conjunto com agricultores e empresas, já anunciaram que vão abrir as suas portas, com uma variedade de eventos inspirados nas plantas, para todas as pessoas interessadas, desde os mais pequenos aos avós.

O convite é para que, também em Portugal, todos aqueles, que de uma maneira ou de outra estão ligados às plantas celebrem o dia 18 de maio. 
 
É importante que cientistas, agricultores, políticos e industriais se disponibilizem para divulgar a investigação mais recente, os últimos avanços no mundo da ciência das plantas e todas as novas aplicações que esta área de investigação pode oferecer. 

Informações Adicionais:

European Plant Science Organisation (EPSO) é uma associação europeia de instituições ligadas à investigação em plantas que representa mais do que 200 centros de investigação, principalmente na Europa, mas também no resto do mundo. A principal missão da EPSO é aumentar o impacto e visibilidade da investigação em plantas na Europa. www.epsoweb.org   

Toda a informação sobre a iniciativa pode ser consultada em www.plantday12.eu.  

A iniciativa é apoiada por uma rede de coordenadores nacionais que dão o seu tempo para promover e disseminar esta iniciativa dentro dos seus países.    

Coordenador Nacional: Nelson Saibo, Investigador Auxiliar
Sociedade Portuguesa de Fisiologia Vegetal
Instituto de Tecnologia Química e Biológica
Av. da República, 2780-157 Oeiras
tel. 21 446 9644

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: