Plantas potencialmente tóxicas

Há uns atrás, mantive uma rubrica na Antena 1, chamada "O Mundo das Plantas", em que durante 1 hora explorava esta fascinante temática.

Um dia, depois de comprar o livro "Efeitos tóxicos no Homem e em Animais Domésticos provocados por Plantas Espontâneas de Portugal", do meu querido amigo Professor Antonio P. Cunha, decidi fazer um programa sobre as mesmas. 

Dei o exemplo da batateira e de seguida senti-me como Orson Welles se terá sentido quando em 1938 aterrorizou milhões de americanos com a sua emissão A Guerra dos Mundos, feita aos microfones da estação CBS!!! 

O telefone da rádio ficou entupido com chamadas de pessoas que diziam: "como batatas todas as semanas, será que vou morrer?!!". 

É um tema que deve ser sempre abordado com muito cuidado para não gerar o pânico pelas plantas!!! Fica o contributo que espero que ajude a perceber melhor que na vida é tudo uma questão de dose.

As propriedades que certas plantas apresentam podem salvar uma vida ou causar sérios danos, se não as utilizarmos com conhecimento e em contexto. Sem motivo para medo, podem ficar a saber mais no Biosfera desta semana!!!

Share this:

,

CONVERSATION

0 comentários: