Agricultura digital

O acesso democrático à Internet veio revolucionar o mundo. A forma como as empresas interagem com o seu público-alvo foi profundamente alterada, de tal maneira que quem não constar na rede, “não existe”. Tal como “não existem” centenas de agricultores no nosso país, que cultivam entre-muros produtos fantásticos, infelizmente longe do conhecimento do grande público, que tantas vezes pode até estar paredes meias com a sua exploração agrícola. Este meio de divulgação é tão importante em agricultura, que permite estabelecer novos equilíbrios entre o agricultor, os seus produtos e os meios de logística e distribuição. A título de exemplo, a enorme facilidade com que se podem efectuar vendas directas ao consumidor, sem ter o produto que passar pelos habituais canais de distribuição.

A forma como se contrata logística veio acompanhar os modernos meios de divulgação digital, sendo que após uma encomenda online, um consumidor receberá o que encomendou em menos de 24 horas, mesmo que o produto a transportar necessite de condições específicas, como frio.

A informação contida num site de empresa é normalmente estática, servindo para garantir a um vasto público o acesso a detalhes sobre a empresa, como os produtos que comercializa, o horário de funcionamento ou como chegar às suas instalações, entre outros. A forma como no Cantinho das Aromáticas usamos a rede virtual de comunicação tem vindo a revelar-se de uma enorme importância estratégica para o cumprimento dos objectivos da empresa.

Em 2007, tomámos a decisão de iniciar o projecto de uma loja online. O e-commerce estava a afirmar-se em Portugal, gerando cada vez maior confiança nos consumidores. A loja teve no espaço de um ano pouquíssimas vendas, o que nos levou mesmo a questionar a sua utilidade. Mas com o tempo as pesquisas foram aumentando, bem como a confiança dos utilizadores, revelando-se hoje como elemento-chave na divulgação dos nossos produtos e serviços, sendo que em certas alturas do ano a facturação obtida pode superar a facturação da loja física!!!


Esta revela-se como mais um “colaborador”, disponível 24 horas por dia, em qualquer sítio do mundo, possibilitando também potenciais vendas para outros países, se a plataforma estiver para isso preparada. Importante é garantir que a informação que acompanha cada produto seja devidamente descritiva, colmatando a ausência de um vendedor que possa ajudar durante a compra. Proporcionar ao comprador uma experiência didáctica e interessante aumenta o sucesso das vendas através da loja online.

Garantir que as encomendas seguem com brevidade e que correspondem ao adquirido virtualmente, bem como passar informação clara sobre produtos e serviços disponíveis, assim como preços, métodos de pagamento e condições de entrega, são pontos importantes para fidelizar os clientes.

A solução deve ser construída recorrendo a especialistas na matéria, já que a linguagem utilizada, o design e a facilidade de utilização da plataforma são fundamentais para se atingirem os objectivos pretendidos.

Desta forma, para além de todo o trabalho diário na parte produtiva da Quinta, o agricultor tem ainda que estabelecer um plano logístico eficiente de despacho das encomendas, tornando-se uma tarefa também diária que não pode ser descuidada.

Hoje os sites são apenas mais uma ferramenta entre muitas que contribuem para a projecção das empresas e das suas vendas. Já não chega ter apenas um site, hoje uma empresa agrícola deverá utilizar também uma rede social para tornar mais dinâmica a divulgação dos seus produtos e serviços. O facebook permite estabelecer uma relação de proximidade com os potenciais clientes e até estabelecer uma rede de fieis seguidores, quando se sugerem conselhos de como consumir ou se mostra de perto parte do processo produtivo, estabelecendo laços de confiança nos produtos a comercializar.

Nesta rede a partilha de fotografias, vídeos e experiências é de uma enorme facilidade, bem como criar grupos com interesses específicos. Isto obriga a um esforço adicional por parte do agricultor, que deve fazer-se acompanhar das suas ferramentas de trabalho habituais, bem como de uma máquina fotográfica e um computador! Documentar e partilhar o processo de plantação, de colheita, ou qualquer peripécia que aconteça na quinta são momentos interessantes de partilhar com os seguidores que muitas vezes não têm acesso à azafama diária de uma quinta agrícola.

A criação de um blogue para nós foi o mecanismo de divulgação mais importante até agora. Mas um blogue serve os seus propósitos se for alimentado com regularidade, já que facilmente cairá em esquecimento se não forem regularmente publicados posts ou se estes forem pouco interessantes. Os textos devem ser claros, procurando emitir-se opiniões pessoais sobre os temas a apresentar, sempre que possível adicionar fotografias e links sobre os temas que pretendemos comunicar.

Também o Youtube pode ser utilizado como meio de divulgação, o alcance viral que muitos vídeos com temas relacionados com agricultura atingem é grande, já que a sua disponibilidade (em português) na rede é inferior. Este é um meio ainda pouco explorado pela agricultura portuguesa, mas com um enorme potencial de divulgação. O vídeo desperta um interesse adicional no tema, até porque é mais fácil aprender vendo a fazer as vezes que for necessário do que somente ler sobre o tema. Ainda hoje recebemos telefonemas e mails com questões sobre vídeos colocados há mais de 4 anos!!!

Talvez o mais importante recurso gerado pelos novos meios de comunicação digital sejam as visitas regulares que podem gerar a médio/longo prazo aos espaços produtivos, desde que estejam minimamente preparados para receber, mesmo que sazonalmente, os potenciais interessados. Apesar de tudo, ainda não existe marketing que supere a fantástica experiência que é visitar uma Quinta quando ela está mais bonita, normalmente nas épocas do ano mais favoráveis em termos climáticos. O efeito gerado por uma boa experiência sensorial associada a estas visitas, quando bem organizadas, assume-se como marcante e contribuirá, com a passagem boca-a-boca, para fomentar visitas regulares, às quais o agricultor poderá associar um conjunto de produtos e serviços.

Conhecer, sentir, vivenciar o que durante meses foram acompanhando através de um site, blogue, rede social ou vídeo será o culminar de todo um trabalho que o agricultor deve desenvolver, de forma a contribuir para a criação de um novo paradigma, sobretudo na pequena e média agricultura, que criará necessariamente uma relação bem diferente com o consumidor dos seus produtos e uma forma de estar totalmente inovadora para os profissionais desta área, que podem assim adicionar valor acrescentado às suas actividades.

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1 comentários:

Anónimo disse...

Gostava só de felicitá-lo por este post.
Está bem escrito, algo que não é tão comum como devia ser, fala de um tema que me interessa, e tem a atitude que penso poder trazer mais benefícios a esta área.

Parabéns!

Disclaimer: sou utilizador assíduo das vossas infusões, recomendo e tenho até por hábito servi-las a convidados. Posso estar influenciado :)