A favorita


Também conhecida como lúcia-lima, doce-lima, bela-luísa. É a minha planta aromática favorita do planeta Terra. Não há igual. Uma tia minha tem o limonete mais antigo que conheço. Foi plantado por mim, ainda um jovem aspirante a jardineiro!!! 

É uma excelente planta de companhia, que gosto de cultivar perto de locais de passagem ou sob a influência do vento, que transporta as voláteis substâncias que produz, só para nos agradar, porque esse é o papel que lhe foi reservado na conjugação criativa que nos foi proporcionada. Num mundo que tende para o caos, ter acesso a esta planta é como ter todos os dias oportunidade de começar tudo de novo, fazer melhor, renascer.

Não posso esquecer o que senti quando o conheci pela primeira vez... Uma forte paixão, que entretanto evoluiu para um amor maduro, leal e duradoiro, até que a morte nos separe. Ainda há pouco tempo tinha em cultivo o maior campo do país desta planta, que viajou às toneladas, durante mais de 6 anos, para o sul de França e daí para o mundo, “embrulhada” em cosméticos, infusões e fitoterápicos.

Foi esta planta que me ensinou uma das maiores lições, enquanto agricultor em modo de produção biológico. Todos os anos algures em Maio, são aos milhões os afídeos que se desenvolvem nos seus jovens rebentos, para logo de seguida serem devorados por uma legião de joaninhas, numa magnífica batalha que se desenrola num microcosmos só acessível a quem está atento e quer fazer o mundo evoluir para longe dos pesticidas e dos desequilíbrios impostos pelo ritmo actual dos eventos. Para adquirir, clique aqui.

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/infusoes-lote-reserva/infusao-bio-limonete-lote-reserva/

Share this:

,

CONVERSATION

0 comentários: