A história negra por detrás de uma chávena de chá

Da próxima vez que consumir uma chávena de chá (Camellia sinensis) convencional, de uma das grandes marcas existentes no mercado português, saiba que a maior parte delas tem uma história negra para contar. Uma investigação da BBC pôs a claro as condições deploráveis em que o chá é produzido na Índia, um dos maiores produtores mundiais desta planta.

Condições de higiene lamentáveis, pulverização com pesticidas, salários baixos (inferiores a uma libra por dia), trabalho infantil e doenças associadas à exploração criminosa da mão-de-obra…

Tudo isto dentro da sua pequena chávena de chá, que parece ser boa e quentinha, mas alimenta mais uma miserável indústria de exploração humana e recursos naturais.

Não acha que está aqui uma grande oportunidade para começar a consumir infusões e chás de agricultura biológica? De procurar produtos produzidos por agricultores portugueses, de proximidade, com boas práticas?!

Ao escolher não consumir produtos que se fazem baratos e de grande distribuição à custa da miséria humana, a favor de produtos em que é possível conhecer o agricultor, a sua família e as sua boas práticas, está a fazer uma escolha sensata, informada e coerente.

Nunca se esqueça que quando toma a decisão de comprar, de consumir produtos alimentares, está a exercer o derradeiro poder ao alcance do consumidor, o de eleger alimentos de grande qualidade, que respeitem o ambiente e os seres humanos envolvidos em todo o processo. 

Nenhum consumidor, consciente, quando confrontado com estes horríveis exemplos, quererá pactuar com estas empresas, comprando os seus produtos…  

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: