A Praça germinou!!!

A 04 de Janeiro de 2013 fiz a  última rubrica na entretanto "levada para Lisboa para logo ser extinta" Praça da Alegria. Nesse dia estava nitidamente triste e revoltado, como todas as pessoas no Norte do país, que não queriam ver o programa retirado à RTP Porto, depois de tantos anos no ar.

Escrevi isto na altura, depois do programa:

"A Praça da Alegria levou de forma decisiva as pessoas a repensarem o território... Contribuímos para que as pessoas vejam o país como um todo... educou, investiu na agricultura, na jardinagem, investiu nos agricultores, algo que nenhum outro programa soube fazer. Foi a Praça mais ecológica do País, porque arriscou. A Praça é o País descentralizado, é o País que não só Lisboa.

O fio condutor ao longo dos últimos 4 anos de rubricas foi sempre desmistificar uma série de coisas que tem a ver com as plantas, transmitir confiança, semear, cuidar, colher, enfim, este longo e maravilhoso processo que demora tempo a construir. Hoje queria dizer-vos isto: 

A Praça não pode ser tratada como uma erva daninha, que se arranca, porque cresceu depressa demais, porque é incómoda, porque concorre com as outras. A Praça é como uma árvore de fruto com 18 anos, não é fácil de transplantar, corre o risco de morrer. Conquistou aquele lugar no jardim de todos nós, que é o nosso coração e espírito livre. E é ali naquele jardim que queremos que fique.
Não se muda uma árvore assim.. eu desta agronomia não entendo...

Venho pedir aqui que façam o mesmo pela Praça, que ajudem afinal a desmistificar a razão pela qual vai agora a Praça da Alegria para Lisboa, e peço que lancem no vosso jardim a semente desta ideia: que a Praça fique, que seja cuidada, para continuarmos a colher os maravilhosos frutos com os quais nos tem prendado".

A árvore de fruto foi de facto transplantada para Lisboa em 2013 e, tal como vaticinei, acabou por morrer...

Mas como qualquer boa árvore, deixou semente e essa semente agora germinou. Calhou de me trazer consigo numa das suas inúmeras folhas, que a partir de hoje receberão a luz das vossas audiências lá em casa, acompanhando o programa dia-a-dia.

Vamos todos cuidar dela para que fique no jardim que lhe é devido e volte a dar frutos que nos trazem tanta alegria.

Dois anos depois, voltarei ao A Praça, já a partir de amanhã. Espero que todos vocês nos reguem e cuidem com carinho!!!

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: