Horticultura Social e Terapêutica e os seus efeitos na qualidade de vida e coesão social

Uma aluna da Faculdade de Ciências do Porto, esteve nos últimos meses a fazer o seu estágio de licenciatura no Cantinho das Aromáticas. O tema estudado foi:

Horticultura Social e Terapêutica e os seus efeitos na qualidade de vida e coesão social: caso de estudo na empresa “Cantinho das Aromáticas”

O trabalho já foi apresentado e defendido, tendo sido atribuída a avaliação de 18 valores.

Eis as conclusões do trabalho da Mafalda:

"O presente estudo permitiu avaliar a importância e abrangência de um projeto de voluntariado numa empresa agrícola em meio urbano, em modo de produção biológico, na qualidade de vida dos seus praticantes, que destacaram como benefícios percebidos mais relevantes a ocupação do tempo e o relaxamento, a preferência por consumir produtos biológicos ou de cultivo mais natural e o aumento da sociabilização e interacção com os outros.

A avaliação da satisfação com a vida revelou que os voluntários têm uma pontuação superior à da média da população portuguesa. A análise da felicidade subjectiva permitiu verificar níveis de felicidade pessoal percebida, nível de felicidade comparado com os outros e de optimismo superiores ao valor neutro, portanto, superiores à "indiferença face à perceção pessoal da felicidade".

O voluntariado no Cantinho das Aromáticas revela-se um instrumento de valorização e potenciação da qualidade de vida dos seus praticantes. O uso deste espaço contribui de forma significativa para que as pessoas se sintam mais felizes e satisfeitas com a vida, alterando os seus hábitos e desenvolvendo as suas capacidades pessoais.

Nós que trabalhamos a Terra todos os dias já sabíamos que assim era, mas é tão bom ver estes resultados dimensionados, estudados, para que possam servir de exemplo a outros, que assim possam tirar partido deste modelo e interagir com as suas comunidades".

Muito obrigado a todos os que participaram neste trabalho!!!

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: