Somos uma etnofarmácia

Hoje venho falar-vos de um pequeno negócio que comecei há 14 anos atrás. Decidi investir todo o meu tempo, trabalho e esforço num invulgar conceito de farmácia, onde comecei a produzir com regularidade algumas centenas de fármacos, cuja utilização é ancestral.

Invulgar porque na realidade nenhum deles resultou de qualquer trabalho de investigação científica, apesar da maior parte ter provas dadas à luz da ciência actual, que ainda tem um longo caminho a percorrer para reconhecer todas as virtudes dos fármacos que produzo.

Invulgar porque nenhum deles é alvo de qualquer patente, ou seja, são todos património da humanidade, herdeira distraída de um legado etnofarmacológico de valor incalculável.

Como herdeiro atento desse legado, decidi dedicar parte da minha vida a recuperar e disseminar o vasto conhecimento associado a estes fármacos, também conhecidos como os "simples".

A tarefa não é fácil, a maior parte dos meus semelhantes é exposta diariamente a soluções muito mais complexas do que os meus "simples", que por diferentes motivos foram votados ao esquecimento, nas últimas décadas.

Felizmente como eu, existem muitos pelo mundo inteiro que nas suas diferentes áreas de conhecimento, tanto tem acrescentado para a crescente redescoberta destes incríveis fármacos e das suas múltiplas propriedades.

Alguns dos "simples" que produzo são a equinácea, imunoestimulante, o alecrim, que potencia o poder cognitivo, o funcho, milagroso com as cólicas, a hortelã-pimenta, um poderoso hepatoprotector, a erva-cidreira, com o seu poder sedativo, e a lista cresce a cada dia que passa... 

O maravilhoso é que cada um deles também pode ser produzido e utilizado por si!!! O que faz deles únicos do género, em pleno século XXI!!!

A minha etnofarmácia é um lugar bonito e cheiroso. Apesar de só se dedicar aos "simples" fármacos, funciona também como uma gigantesca biblioteca de conhecimento e um lugar cada vez mais propício à vossa participação activa no cultivo e partilha dos conhecimentos ancestrais associados a estes incríveis seres vivos.

Já conhecem a minha invulgar farmácia dos "simples"?!

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: