DGS sugere taxação de refrigerantes para reduzir consumo de açúcar

O excesso de consumo de açúcar é um verdadeiro flagelo para a humanidade, estando na origem de diversas doenças graves, que se manifestam cada vez mais em jovens crianças, apresentando sérias limitações ao seu futuro.

De tal forma o problema é grave que em muitos países, Portugal incluído, os governos pretendem taxar produtos alimentares como os refrigerantes, que a maioria dos pais facilmente compra para os seus filhos.

Comprar refrigerantes para os nossos filhos beberem às refeições, nos aniversários, ou mesmo pontualmente, à luz da realidade deste flagelo não é mais do que demonstrar total desleixo pela saúde daqueles que mais amamos.

Também não serve o argumento de que: "é só nos aniversários, em casa de outros, que no dia-a-dia em casa não temos...".

Desta forma, nunca conseguiremos moldar comportamentos, já que o açúcar, como qualquer droga, vicia.

Um copo de um vulgar refrigerante contém cerca de 24 grama de açúcar (3 a 4 saquetas individuais). Um litro contém mais de 100 grama!!! Um litro de um refrigerante custa cerca de 1,00 euro ou pouco mais.

Alternativas saudáveis aos refrigerantes? Com sabor, sem perder o prazer?

Sempre existiram, só que são tão mais baratas e saudáveis, que foram totalmente postas de parte no momento de escolhermos o que os nossos filhos vão beber.

Dou como exemplo uma embalagem de 40 grama de erva-príncipe, para infusão. A do Cantinho das Aromáticas custa 4,35 euros.

Com 3 grama, faz-se um litro de uma deliciosa bebida, que pode ser servida quente ou fria e aguenta no frigorífico sem se degradar, por vários dias.

Isenta de pesticidas, produzida em proximidade, preparada com carinho por cada um de nós, para quem mais gostamos.

A embalagem de 40 grama dá para fazer mais de 13 litros de infusão, o que faz com que cada litro custe cerca de 0,33 euros!!!

A maioria das crianças adora esta infusão e a melhor notícia de todas é que... não precisa de açúcar para nada!!! E há muitas mais, que são maravilhosas e consensuais entre crianças, como a hortelã-pimenta, limonete, funcho, manjericão, alecrim, etc.

Pela saúde dos nossos filhos, há que começar a mudar radicalmente muitos dos comportamentos alimentares actuais.

Seja com plantas colhidas nos vossos jardins ou compradas a agricultores portugueses, bebam cada vez mais infusões e tisanas de plantas aromáticas e ensinem os mais jovens a fazê-lo também.

Ler artigo do Público: DGS sugere taxação de refrigerantes para reduzir consumo de açúcar

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/destaques-entrada/erva-principe-bio-embalagem-40g/

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: