Ano Internacional das Leguminosas

2016 foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional das Leguminosas.

A promoção da relevância das leguminosas junto do público em Portugal tem sido feita pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência de Lisboa em parceria com o Escritório da FAO em Portugal, a Associação Portuguesa de Nutricionistas, entre outras.

Foi mesmo criada uma página nas redes sociais para sensibilizar o público para os benefícios das leguminosas secas: Ano Internacional das Leguminosas 2016 - Portugal.

Feijão, ervilha, fava, chícharo, lentilha, tremoço, amendoim, grão-de-bico, entre outras são excelentes fontes de proteínas, sendo a dose diária recomendada de 25 grama!!!

Apesar disso, a produção nacional de leguminosas para alimentação humana é residual. Importamos boa parte do que consumimos, ao mesmo tempo que quase deixamos extinguir a cultura de chícharo (Lathyrus sativus) no nosso país.

Esta é uma oportunidade incrível para a nova agricultura portuguesa, já que a procura e consumo de leguminosas tem sido enorme, ao mesmo tempo que decresce o consumo de carnes. O seu cultivo e consumo podem mesmo ajudar a regredir as alterações climáticas!!!

O consumo regular de leguminosas pode no entanto provocar flatulência. Elas possuem hidratos de carbono complexos, que não são completamente digeridos no estômago e no intestino delgado pelas enzimas digestivas.

Estas substâncias não digeridas, ao chegarem ao intestino grosso, são decompostas pelas bactérias presentes, sendo os gases e a flatulência o resultado desta acção bacteriana.

No mundo das plantas aromáticas, utilizadas como condimentos, existe uma que faz um casamento perfeito com leguminosas, a segurelha (Satureja montana).

Cozinhar com esta planta, além de conferir um sabor delicioso, ajuda a reduzir drasticamente este efeito!!! Infelizmente é pouco utilizada em Portugal...

Além disso, as infusões de hortelã-pimenta e funcho ajudam a aliviar a flatulência e podem ser bebidas após as refeições que contenham os grãos malandros!!!

http://www.cantinhodasaromaticas.pt/loja/condimentos-bio-cantinho-das-aromaticas/segurelha-bio-embalagem-20g/

Share this:

CONVERSATION

0 comentários: